Guilherme de Almeida – Do Correioweb A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) decidiu cancelar o concurso público que iria selecionar mais de 6,5 mil candidatos de todo o Brasil. A decisão foi anunciada por meio de nota oficial publicada pela Empresa no final da tarde desta quinta-feira (2/12), quase um ano depois da publicação do edital de abertura da seleção. A empresa alegou que o concurso foi revogado, em virtude da distribuição das vagas por localidade, que ficou desatualizada “em função do tempo decorrido desde a publicação do edital”. Os candidatos que desejarem receber o valor da taxa de inscrição devidamente corrigido devem solicitar o reembolso em qualquer agência própria de Correios, a partir do dia 10 de janeiro. Os Correios ainda informaram que o que foi publicado nesta quinta-feira (2/12) no Diário Oficial da União na verdade se trata de um “extrato de minuta de edital padrão”. Entretanto, o documento intitulado “Edital Nº 1/2010 – Concurso Público”, descrito em 10 linhas, mencionava claramente “tornar pública a abertura de inscrições no período de 10 a 21 de janeiro de 2011, para os cargos de agente de correios”. Por isso, sites especializados em concursos de todo o país publicaram que a ECT naquele momento estava lançando uma nova seleção. Aqueles que acham que a revogação do concurso trouxe um desfecho à novela do concurso dos Correios está redondamente enganado. É que a ECT decidiu lançar um novo concurso em substituição ao anterior. Mas antes, a Empresa fará uma audiência pública para definir um modelo de edital padrão e evitar cair nos mesmos erros cometidos no edital passado. A sessão da audiência ocorrerá no dia 16 de dezembro, às 14h30, na sede dos Correios, em Brasília. Quem não mora na capital federal e mesmo assim quiser apresentar as sugestões para a elaboração do próximo edital deve enviá-las até o dia 10 de dezembro, para o e-mail audienciapublica.concursos@correios.com.br. Os e-mails devem ser identificados com nome, telefone, fax, e-mail e endereço do responsável. Os colaboradores também devem fazer referência a Audiência Pública (1/2010 – AC). Após a análise das sugestões, o edital padrão será publicado no site www.correios.com.br. De acordo com a ECT, a intenção é abrir o período de inscrições e aplicar as provas ainda no primeiro trimestre de 2011. Até o fechamento desta matéria o site dos Correios estava fora do ar, o que impossibilita que a nota de esclarecimento seja acessada pelos internautas. Confira na íntegra a nota que foi enviada à imprensa: “Os Correios decidiram nesta quinta-feira (2) revogar o concurso público nacional em andamento, devido à necessidade de atualização da distribuição das vagas por localidade, em função do tempo decorrido desde a publicação do edital. Ao mesmo tempo, a ECT decidiu lançar um novo concurso em substituição ao anterior.
Para tanto, os Correios vão realizar uma audiência pública com objetivo de aperfeiçoar a minuta do edital padrão para este e futuros concursos públicos da empresa. A sessão da audiência ocorrerá no dia 16/12/2010, às 14h30, na sede dos Correios, em Brasília (SBN – Quadra 1, Bloco A, salão nobre, sobreloja).
O aviso da audiência e o extrato da minuta do edital padrão que será objeto da análise foram publicados nesta quinta-feira (2) no Diário Oficial da União. Entretanto, o modelo do edital chegou a ser confundido com a abertura de um novo concurso — a retificação já está sendo providenciada pela ECT. O modelo do edital padrão será publicado no site www.correios.com.br. As sugestões poderão ser apresentadas até 10/12/2010, sempre por escrito e identificadas com nome, telefone, fax, e-mail e endereço do responsável. As mensagens, referenciando o número da Audiência Pública (1/2010 – AC), deverão ser endereçadas ao Presidente da Mesa Diretora e encaminhadas para o email: audienciapublica.concursos@correios.com.br.
Após a definição do modelo de edital padrão, a ECT irá divulgar amplamente o cronograma completo do novo concurso, bem com o número de vagas e outros detalhes. A intenção é realizar as inscrições e as provas ainda no primeiro trimestre de 2011. Devolução da taxa de inscrição — Os candidatos inscritos no concurso anterior receberão o valor da taxa, devidamente corrigido. Para tanto, devem se apresentar, devidamente identificados, em qualquer agência própria de Correios, a partir do dia 10 de janeiro”.