A Caixa Econômica Federal anunciou, na terça-feira (26/7), a contratação de 500 empregados aprovados no concurso público de 2014. A convocação tem início imediato e os contratados devem começar a trabalhar nos próximos dias. No entanto, a Federação Nacional das Associações de Pessoal da Caixa (Fenae) aponta que essa medida não resolve o deficit de 20 mil empregados no banco.
“O deficit na Caixa vem crescendo ao longo dos anos, trazendo consequências não só ao quadro de pessoal como também comprometendo a qualidade da assistência à população”, diz o presidente da Fenae, Sergio Takemoto. “A Caixa Econômica Federal responde por 19,2% das agências bancárias do país e está presente inclusive em municípios onde instituições privadas não têm interesse em atuar. É, portanto, mais que urgente que o banco efetivamente promova as contratações”, acrescenta.
A Fenae e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), em fevereiro deste ano, protocolaram o chamado “recurso de revista” na Ação Civil Pública (ACP). Segundo a Fenae, a ACP do Ministério Público do Trabalho (MPT) possibilitou a contratação de aproximadamente 6 mil trabalhadores ao garantir a continuidade da vigência do certame de 2014. Para a federação, o chamamento é “resultado da mobilização das duas entidades, de sindicatos e das associações de pessoal da Caixa”.
O presidente da Fenae também observa que a mais recente pesquisa da federação evidenciou que aproximadamente 40% dos trabalhadores participantes do levantamento relataram algum problema de saúde relacionado à rotina profissional. “As condições precárias de trabalho na Caixa têm levado ao adoecimento dos empregados”, enfatiza Takemoto.
Um estudo feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos mostra que, em cinco anos, de 2015 a 2020, houve uma redução de 14.866 postos de trabalho na Caixa. “O estudo comprovou a situação crítica do quadro de pessoal da Caixa Econômica, que, além de ser o ‘banco da habitação’, é também responsável pelo pagamento de benefícios sociais a milhares de brasileiros, pela concessão de crédito à população mais necessitada e pelos investimentos em setores estratégicos do país, como infraestrutura, saúde e saneamento básico”, ressalta o presidente da Fenae.
O último concurso da Caixa para ampla concorrência foi realizado em 2014, ofertando vagas exclusivamente para formação de cadastro de reserva. Ao todo, 1.176.614 pessoas se candidataram às vagas. O cargo era de técnico bancário novo, com remuneração de R$ 2.025.
Leia também: TRE-DF não participará do concurso unificado do TSE
SES-DF define banca organizadora do concurso para agente com mais de mil vagas
Concurso TSE Unificado: órgão confirma que está em fase inicial do planejamento
Estatal divulgou data da publicação do edital e da aplicação das provas do próximo concurso…
Segundo o órgão, essa convocação concluirá o chamado de 1.217 agentes que vão se dedicar…
Menos de uma semana separa os mais de dois milhões de candidatos inscritos para o…
Um projeto aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados…
O Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas do Distrito Federal (SAE-DF) publicou um apelo para…
O lançamento do aguardado edital de abertura do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) foi confirmado…