Concurso da PCPI não cobrava qualquer tópico de Direito

Publicado em Sem categoria

Guilherme de Almeida – Do CorreioWeb

  A Seceteria de Segurança Pública do Piauí (SSP/PI) suspendeu temporariamente o concurso público lançado na última terça-feira (13/3) pela Polícia Civil do estado para preencher 110 vagas nos cargos de agente, escrivão e perito. A decisão atendeu solicitações do Sindicato de Polícia Civil e da Ordem dos Advogados do Piauí, que impugnaram o edital da seleção por este não exigir no conteúdo programático qualquer tópico da disciplina de Direito ou do Estatuto da Polícia Civil.

  “O edital era uma verdadeira aberração”, bradou o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Piauí, Cristiano Ribeiro. “No programa não constavam disciplinas de Direito Constitucional, Direito Administrativo ou de Direito Penal”, informou. Além disso, as remunerações iniciais publicadas no documento de abertura estavam erradas, porque não foi adicionado o incremento salarial de 8% em cada cargo: uma vitória da categoria conquistada em fevereiro deste ano.

  No entanto, o novo edital, já com as devidas correções, deve ser divulgado ainda nesta semana e a Secretaria de Segurança garante que os prazos continuarão os mesmos. A prova escrita de caráter eliminatório e classificatório, aplicada a todos os cargos, será realizada no dia 6 de maio, das 8h30 às 12h30 (horário local), na cidade de Teresina. Os aprovados devem atuar nas cidades de Teresina, Bom Jesus, Picos, São João do Piauí e Parnaíba.

  As remunerações inicias oferecidas vão de R$ 620,28 a R$ 4.057,12, já acrescido o adicional de 8% da categoria. As provas serão elaboradas pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Já o curso de formação estará sob os cuidados da Academia de Polícia Civil do Estado do Piauí (Acadepol).