A chefe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, delegada Nadine Anflor, anunciou na última terça-feira (22/02) a possibilidade de um novo concurso público para a Polícia do estado ainda este ano. A previsão é que os cargos de delegado, escrivão e inspetor sejam contemplados.
“Gostaria muito. Espero que até o fim do ano a gente tenha algum edital de concurso para delegado, escrivão e inspetor”, afirmou a chefe da corporação em entrevista ao programa Cruzando as Conversas, da RDC TV.
O concurso realizado pela corporação em 2017 ainda está em vigor. No entanto, a delegada afirmou que isso não interfere no planejamento para um novo edital.
A carreira de agente de polícia, que contempla os cargos de escrivão e inspetor, têm os mesmos critérios de ingresso. A remuneração inicial para essa área é R$6.366,80. Quem sonha em entrar na PC RS por meio dessas funções deve apresentar:
Já o cargo de delegado da Polícia Civil exige alguns requisitos mais específicos, po´rem, os ganhos são maiores, chegando a R$20.353,06.
Para quem deseja concorrer, é preciso comprovar:
O concurso PC RS mais recente foi realizado em 2017/2018. Na ocasião, foram oferecidas 1.200 vagas, nos cargos de escrivão e inspetor, sendo 600 para cada função. Já a seleção para delegado contou com 100 oportunidades.
Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e uma redação, além do teste físico, da sindicância da vida pregressa e exames de saúde e avaliação psicológica.
Na objetiva dos agentes foram exigidas 80 questões, sendo 30 de Língua Portuguesa e 80 de Conhecimentos Específicos, sendo eles:
Informática, Raciocínio Lógico, Legislação Estatutária, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direitos Humanos e Atualidades.
Já os candidatos ao posto de delegado tiveram que responder a 120 questões objetivas e 20 discursivas. O conteúdo contou com disciplinas de Língua Portuguesa e Conhecimentos Jurídicos, sendo eles:
Direito Penal Direito; Processual Penal; Direito Administrativo; Direito Constitucional; Direito Civil; Direitos Humanos; Medicina Legal Judiciária; e Criminologia.
Após a conclusão de todas as fases, os aprovados foram convocados para o Curso de Formação Profissional. Segundo a delegada, as últimas turmas devem tomar posse até maio deste ano.
Estatal divulgou data da publicação do edital e da aplicação das provas do próximo concurso…
Segundo o órgão, essa convocação concluirá o chamado de 1.217 agentes que vão se dedicar…
Menos de uma semana separa os mais de dois milhões de candidatos inscritos para o…
Um projeto aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados…
O Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas do Distrito Federal (SAE-DF) publicou um apelo para…
O lançamento do aguardado edital de abertura do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) foi confirmado…