O novo certame do Ministério para temporários terá oferta de 60 vagas para profissionais de Tecnologia da Informação e Comunicação
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) assinou contrato com o Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro ( Idib ) para a realização do novo concurso paras temporários. Com isso, não há mais trâmites burocráticos e o edital fica iminente.
O extrato do contrato com a banca foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) da última sexta (25/2). O contrato tem a vigência de um ano, ou seja, até fevereiro de 2023.
O Idib e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ainda não divulgaram a data de lançamento do edital e demais eventos. O documento, no entanto, não deve demorar para ser publicado.
O concurso Mapa para temporários terá oferta de 60 vagas para profissionais de Tecnologia da Informação e Comunicação.
- analista de dados: 9 vagas;
- especialista em governança de dados: 2 vagas;
- analista em business intelligence: 5 vagas;
- cientista de dados: duas vagas;
- especialista em Big Data: duas vagas;
- engenheiro de IA: duas vagas;
- analista em interoperabilidade: nove vagas;
- arquiteto em soluções: três vagas;
- especialista em devOps: duas vagas;
- analista de infraestrutura de TIC: seis vagas;
- analista de processo: uma vaga;
- analista de negócios (Gerente de Projetos de Soluções de TIC): 14 vagas;
- analista de segurança da informação: três vagas.
As oportunidades foram confirmadas no documento de autorização.
Edital previsto para abril
A portaria autorizativa que dá o aval para a realização do novo concurso Mapa para temporários foi publicada em outubro de 2021. Logo, o edital do processo seletivo tem um prazo de até seis meses para ser divulgado, ou seja, até abril deste ano.
Com a banca definida, o contrato deve ser assinado nos próximos dias ou semanas. Dessa forma, o edital ficará iminente e poderá ser publicado a qualquer momento.
Último concurso Mapa foi em 2017
O último concurso para o cargo de auditor-fiscal agropecuário, na função de veterinário, aconteceu em 2017. Além da graduação em Medicina Veterinária, foi necessário o registro ativo nos conselhos regionais ou federal da categoria.
A seleção foi organizada pela banca Esaf e os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, contendo 70 questões entre: Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos, além de exames discursivos e de títulos.
O concurso Mapa 2017 segue válido até março de 2022. Além desse, em 2014, as pasta realizou uma seleção que foi prorrogada e teve sua validade expirada em 2016.
Na época, foram oferecidas 796 vagas, em cargos dos níveis fundamental, médio, médio