O especialista do Gran Cursos Online, professor Rodrigo Lima, listou os pontos que devem exigir maior atenção e preparo do candidato e deu dicas para essa reta final. “Essa reta final terá que ser muito intensa, e nós ainda temos uma copa no meio disso tudo, com jogos do Brasil, inclusive, o que pode distrair o candidato. Por isso, ter foco é fundamental nesse momento”, ressalta o especialista.
Para Lima a parte mais importante da prova é a de Seguridade Social, e aponta os seguintes detalhes:
1. O Item 5, que trata do financiamento da seguridade social, é um dos maiores e mais importantes do edital, e por isso o candidato deve separar um bom tempo para estudar essa área.
2. O item 12, que fala sobre os Benefícios Decorrentes de Legislações Especiais, também deve ter um espaço considerável na prova. O candidato precisa ler todas essas legislações e fazer muitas revisões para fixar esse conteúdo.
3. Na sequência, seguindo a ordem de importância, vem o item três, Regime Geral de Previdência. O candidato precisa saber pontos como o que é segurado obrigatório, filiação e inscrição, conceito, características e abrangências. É muito importante saber as diferenças entre todos os tipos de beneficiários.
4. Outro item que não pode deixar de ser destacado é o item 15, que fala sobre o Regime Próprio de Previdência Social, incluindo a Emenda Constitucional 103/2019, a Reforma da Previdência. O aluno tem que ir sabendo “na veia” quais foram as novidades, a mudança de regime que tivemos, que antes tínhamos um regime que contava o tempo de contribuição para se aposentar e agora o mais relevante é a idade. Além disso, o candidato deve saber as regras de transição, se não souber, perderá pontos valiosíssimos na hora da prova.
Confira mais dicas para se preparar: Edital para o concurso do INSS é lançado; confira detalhes
Com a banca definida, saiba como se preparar para o concurso do INSS
A seleção compreenderá duas etapas, de responsabilidade do Cebraspe, sendo elas: provas objetivas e curso de formação. Ambas de caráter eliminatório e classificatório. A previsão da aplicação das provas objetivas é no dia 27 de novembro nas cidades das 97 gerências regionais.
A prova objetiva será composta por 120 questões em modelo de certo ou errado. Com a autorização de reduzir o prazo entre o lançamento do edital e a prova objetiva, os candidatos terão dois meses para se prepararem após a publicação do do conteúdo programático. Segundo ao que foi respondido na coletiva, não haverá alteração em relação a aplicação do exame.
O curso de formação será realizado em nove capitais, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. O curso terá carga carga horária de até 180 horas presenciais. Questionados em relação a quanto dias durará esta etapa, segundo o ministro, será entre 30 e 45 dias e não há possibilidade de ser ministrado de forma remota. O candidato matriculado receberá uma remuneração relativa à metade do salário do cargo.
*Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer
Estatal divulgou data da publicação do edital e da aplicação das provas do próximo concurso…
Segundo o órgão, essa convocação concluirá o chamado de 1.217 agentes que vão se dedicar…
Menos de uma semana separa os mais de dois milhões de candidatos inscritos para o…
Um projeto aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados…
O Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas do Distrito Federal (SAE-DF) publicou um apelo para…
O lançamento do aguardado edital de abertura do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) foi confirmado…