Marcello Larcher – Da Agência Câmara A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle vai recomendar ao Ministério das Comunicações que seja realizado concurso público nacional para a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) no prazo de seis meses. Essa é a principal conclusão da fiscalização (PFC 113/10) proposta pelo deputado Marcio Junqueira (DEM-RR) sobre atrasos e extravios de correspondências, finalizada pela comissão na última quarta-feira (7).
Os deputados aprovaram o relatório do deputado Ademir Camilo (PSD-MG), que aceitou a recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU) – de acordo com a auditoria, o principal fator para os atrasos na entrega de correspondências, ocorridos entre 2009 e 2010, foi a falta de pessoal, principalmente carteiros e operadores de triagem.
O TCU acredita que o atraso no concurso, já autorizado, não se justifica. O procedimento teria sido paralisado por problemas com as empresas que realizariam o processo seletivo.
O tribunal também apontou problemas na Rede Postal Noturna (RPN), um serviço de envio de correspondências e encomendas em voos noturnos. Até janeiro de 2010, os atrasos chegaram a atingir 51% das encomendas da RPN. O problema, segundo o TCU, foi o cancelamento de contratos da ECT com diversas empresas aéreas. Neste ano, porém, o serviço foi normalizado após novos contratos serem firmados e o índice de atrasos baixou para 8,91%.