Cristiane Bonfanti – Do CorreioWeb
O mês de setembro reserva boas notícias para aprovados no concurso do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) para os cargos de analista, assistente, auxiliar e técnico, realizado em 2008. O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) autorizou nesta terça-feira (14/9) a nomeação de 84 candidatos classificados no certame.
Do total, 46 serão para o posto de analista, nove para o de assistente, dois para o de auxiliar e 27 para o de técnico. Segundo publicação na página 65 da seção 1 do Diário Oficial da União, o provimento dos cargos começará ainda em setembro. Os servidores receberão salários que variam de R$ 910,34 (nível básico) a R$ 4.042,84 (superior).
Substituição
Antes disso, porém, o MCT deverá publicar nos próximos dias a lista com os nomes dos 97 funcionários terceirizados irregulares que serão demitidos para dar lugar aos concursados. Os empregados a serem dispensados são contratados por meio de organismos internacionais, desviados de funções ou admitidos em desacordo com a lei. O desligamento cumpre determinação do governo federal, segundo a qual a administração direta deverá substituir servidores terceirizados irregulares até 31 de dezembro.
De acordo com cronograma do governo, 30% dos terceirizados irregulares deveriam sair até 31 de julho de 2009 e outros 30% até 31 de dezembro do mesmo ano. O restante ficou para até 31 de dezembro de 2010. Segundo dados do governo, a meta para 2009 foi cumprida, com a regularização de 7.535 cargos.
O certame
Organizado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB), o concurso do Ministério da Ciência e Tecnologia ofereceu oportunidades para postos de todos os níveis de escolaridade. As chances foram para as funções de auxiliar, assistente e analista em ciência e tecnologia, pesquisador, tecnologista e técnico. Os novos servidores vão atuar no Distrito Federal e nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Amazonas, São Paulo, Paraíba, Pará e Distrito Federal.
Confira aqui para conferir os documentos da seleção.