Por Raphaela Peixoto* e Yasmin Rajab — Brasília nesta sexta-feira (21/4) completa 63 anos e atrai diversos brasileiros de diferentes regiões do país desde a sua fundação. A busca pela inserção do mercado de trabalho motivou e motiva muitos brasileiros a se mudarem para a capital federal. De 1957 a 1960, as obras para a construção da nova capital federal mobilizaram profissionais de diversas áreas, entre operários e engenheiros, e atualmente, destaca-se a quantidade de concursos públicos.
Como de costume, o ano de 2023 traz um cenário de certames promissor para Brasília, e deve seguir atraindo candidatos de todas as regiões do Brasil. Confira:
O professor do Gran Cursos, Eduardo Cambuy, explica que além de ser oferecido pelo menos dois níveis de prova (federal e distrital) e por ser sede de vários órgãos em Brasília, a remuneração e a qualidade de vida na região também são fatores que atraem os concurseiros “Brasília tem uma qualidade de vida diferenciada, uma renda per capita alta, e as carreiras buscam esse alinhamento. Além disso, há um nível de competência e responsabilidades diferenciados por ser a sede do país”, declara o especialista.
Cambuy, que é servidor do Superior Tribunal de Justiça (STJ), também aponta a estrutura dos órgãos e a diversidade de oportunidades em concursos como diferenciais.
Jayme Amorim, professor do IMP Concursos, afirma que a maioria dos concurseiros vindos para Brasília são do nordeste e do norte — além de Minas Gerais e Goiás. Amorim destaca que os certames para órgãos distritais oferecem melhores salários quando comparada a outros estados, já que o DF recebe o fundo constitucional. As carreiras policias e jurídicas são as de remunerações mais altas. “Acredito que o serviço público em Brasília é excelente! Todas as carreiras possuem pontos positivos, o concurseiro deve escolher conforme seu perfil”.
*Estagiária sob supervisão de Ronayre Nunes
Estatal divulgou data da publicação do edital e da aplicação das provas do próximo concurso…
Segundo o órgão, essa convocação concluirá o chamado de 1.217 agentes que vão se dedicar…
Menos de uma semana separa os mais de dois milhões de candidatos inscritos para o…
Um projeto aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados…
O Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas do Distrito Federal (SAE-DF) publicou um apelo para…
O lançamento do aguardado edital de abertura do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) foi confirmado…