Cristiane Bonfanti – Do Correio Braziliense O Diário Oficial da União (DOU), tanto na versão impressa quanto na on-line, será publicado com atraso de até 12 horas hoje. Trata-se de uma estratégia dos servidores da Imprensa Nacional para forçar o Congresso a discutir o projeto de lei que estabelece a estruturação da carreira. Segundo a categoria, a verba capaz de permitir melhores salários para esses profissionais precisa ser incluída, ainda nesta quarta-feira, na proposta do Orçamento a ser aprovada pelo Legislativo para 2012.
De acordo com os servidores, um dia de atraso causa impacto na publicidade de decretos da presidente da República, licitações, editais e todos os atos da administração. “Desdobramentos disso são a perda de prazo para concursos e o atraso nas convocações, por exemplo; e, em caso de licitação, ela volta à estaca zero”, disse a presidente da Associação dos Servidores da Imprensa Nacional (Asdin), Denise Guerra.
Concurso
A categoria também reivindica a realização de concurso público destinado à contratação de novos profissionais para a instituição. O pleito dos servidores é para que o governo dobre o efetivo atual. A decisão de atrasar o Diário Oficial foi discutida ontem, durante assembleia composta por 150 funcionários.
Ao todo, existem 317 servidores ativos e 40 cedidos ou requisitados. Segundo a previsão de Denise, dentro de dois anos, o quadro de aposentados representará cerca de 60% da força de trabalho do órgão.