Karolini Bandeira* – Em entrevista transmitida online, a secretária da Fazenda do Ceará, Fernanda Pacobahyba, confirmou o número de vagas do próximo concurso Sefaz CE, que será aberto em 2021: “Serão 100 vagas para todos os cargos,” garaniu. Estão previstas vagas para auditor fiscal, auditor em tecnologia da informação, auditor contábil e auditor jurídico.
Os cargos são de nível superior e possuem carga horária de 40 horas semanais. Segundo o portal de transparência do Governo do Ceará, um auditor fiscal ganha, atualmente, um salário líquido em torno de R$ 14.910,52.
Na entrevista dada ao Direção Concursos, na semana passada, Pacobahyba declarou que a urgência de se ter um novo concurso é grande: “Tivemos e ainda estamos tendo uma perda bastante expressiva de servidores por conta de aposentadorias (…) a área jurídica é a área que mais carece de gente”. Assim, as vagas oferecidas serão imediatas. “Não pretendemos formar cadastro de reserva, as nomeações serão imediatas devido a urgência da necessidade de pessoal”, alegou a secretária.
Fernanda ainda falou um pouco sobre as etapas avaliativas do próximo certame, dando algumas dicas aos concurseiros interessados: “Os candidatos que querem ingressar na Sefaz CE podem usar o último edital como base para os estudos. Teremos algumas alterações nas etapas, como o curso de formação, que não será mais realizado. No entanto, as provas dissertativas seguem previstas. As disciplinas e o conteúdo programático vamos definir próximo à contratação da empresa organizadora”.
O último certame Sefaz CE foi realizado em 2006. A banca organizadora foi a Escola de Administração Fazendária (ESAF), com 270 vagas oferecidas. Os cargos foram os mesmos que foram confirmados para a próxima seleção. Veja abaixo a distribuição de vagas em 2006:
– 150 vagas para auditor fiscal
– 40 vagas para analista contábil financeiro
– 20 vagas para analista jurídico
– 60 vagas para analista de tecnologia da informação
No último certame, os candidatos foram avaliados mediante uma prova objetiva de 135 questões divididas entre conhecimentos gerais, com perguntas sobre português, matemática, informática e ética na administração pública; conhecimentos específicos, com perguntas sobre direito administrativo, constitucional e tributário; e conhecimentos especializados, com perguntas sobre legislação tributária, auditoria e perícia e processo administrativo-tributário.
*Estagiária sob a supervisão de Lorena Pacheco
Estatal divulgou data da publicação do edital e da aplicação das provas do próximo concurso…
Segundo o órgão, essa convocação concluirá o chamado de 1.217 agentes que vão se dedicar…
Menos de uma semana separa os mais de dois milhões de candidatos inscritos para o…
Um projeto aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados…
O Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas do Distrito Federal (SAE-DF) publicou um apelo para…
O lançamento do aguardado edital de abertura do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) foi confirmado…