O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) oferece diversos cursos. Nenhum deles, porém, ensina os estudantes a construir um galo ciborgue (lamentavelmente). Pelo menos é o que garante a instituição, que precisou desmentir a informação que “circulava” na internet.
Tudo não passa, é claro, de uma brincadeira. Tudo começou com uma postagem de um internauta identificado no Twitter como Mulekin. “Olha o galo de controle remoto que criei. É tipo um robô”, disse.
olha o galo de controle remoto que criei e tipo um robo pic.twitter.com/umsxUjQcaH
— mulekin (@RMulekinn) March 18, 2019
Um outro usuário questionou o fato de Mulekin estar usando partes do animal para brincar: “Se fosse a cabeça e as patas de um cachorro, vocês iam dar azia, mas como é de um galo tá tudo bem, não é? O nome disso é especismo”. Uma terceira pessoa disse que se tratava apenas de uma brincadeira e que a foto seria uma reprodução da internet. Mulekin, então respondeu que não era verdade e que ele teria aprendido a fazer “galo eletrônico no Senai”.
nao ta na net nao eu aprendi a faze galo eletronico no senai
— mulekin (@RMulekinn) March 18, 2019
Neste momento, o próprio Senai entrou na brincadeira. “Fato ou fake? É fake a informação de que internautas estão aprendendo a fazer galos ciborgues no Senai. O curso de Eletroeletrônica ensina muitas coisas, mas Galo-Robô de Rinha não é uma delas”, informou, para a tristeza de quem havia se interessado no curso.
FATO OU FAKE?
É FAKE a informação de que internautas estão aprendendo a fazer galos ciborgues no SENAI.
O curso de Eletroeletrônica ensina muitas coisas, mas Galo-Robô de Rinha não é uma delas.
— SENAI (@SENAInacional) March 19, 2019