Por FERNANDO JORDÃO
Esqueça a filosofia “no pain no gain” que prega a diminuição de carboidratos na dieta. Um estudo conduzido por pesquisadores italianos (Mamma mia!) mostrou que o consumo de macarrão está associado à diminuição do Índice de Massa Corporal (IMC) e a uma Relação Cintura Quadril (RCQ) mais saudável.
Durante o estudo, os pesquisadores tiraram as medidas e analisaram os hábitos alimentares de mais de 23 mil pessoas e concluíram que as que comiam mais macarrão tendiam a ser mais magras.
Contudo, os cientistas fazem uma ressalva. A massa consumida pelos pacientes integrava uma dieta mediterrânea, caracterizada, entre outras coisas, pelo uso de azeite e vegetais. Além disso, as porções normalmente ingeridas nessa dieta são menores que as consumidas pelos americanos, por exemplo.
“O macarrão deve ser consumido moderadamente e cozido ao dente com tomate, legumes, peixe, vegetais e azeite de oliva extra virgem, mas não com carne ou gordura animais (manteiga, por exemplo), ponderou à uma publicação internacional a co-autora do estudo, Licia Iacoviello.
A pandemia de coronavírus tem provocado o fechamento de diversos estabelecimentos ao redor do mundo.…
A população de Molina de Segura — município espanhol que tem pouco menos de 70…
Você lembra o que estava fazendo em 10 de março de 2011? Caetano Veloso lembra.…
Um homem foi preso depois de derrubar, com uma caminhonete, uma das famosas estátuas da…
Resgatado pela equipe de um abrigo de animais no estado norte-americano da Luisiana, o cãozinho…
Para combater o crime é preciso estar sóbrio. Para dirigir, então... Que o diga o…