Por Douglas Carvalho – Especial para o Correio
Estudantes de uma escola no estado americano de Virgínia dividiram espaço, sem saber, com explosivos em um ônibus escolar. A Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos teria esquecido o material no veículo após um treinamento de detecção de bombas com agentes policiais e cães.
Autoridades informaram que os explosivos foram colocados em um recipiente, no compartimento do motor do ônibus na escola Briar Woods, em Ashburn, no último dia 24. A descoberta ocorreu quase uma semana mais tarde, durante uma manutenção de rotina do veículo — que até então tinha levado dezenas de crianças, incluindo alunos do ensino fundamental, por pelo menos dois dias.
“Durante o exercício, o material de treinamento explosivo foi deixado inadvertidamente pela unidade CIA K-9 em um dos ônibus utilizados”, disse a CIA em um comunicado. A central afirmou também que os materiais não representou perigo às pessoas transportadas pelo ônibus.
Após a descoberta, as autoridades policiais locais e, eventualmente, a CIA, foram chamados para recuperar os materiais. Elas se recusaram a descrever os explosivos de modo mais preciso.