Por FERNANDO JORDÃO
Copos, taças, garrafas… são muito os recipientes em que bebidas alcoólicas podem ser servidas. Mas um bar de Porto Alegre decidiu inovar e surpreendeu seus clientes com um drink servido em um pote de amostra de urina. Isso mesmo, aqueles potinhos que a gente usa para guardar o xixi que será examinado.
Batizada de County General, a bebida — que além de tudo é quentinha e amarela — é vendida no Spoiler, um bar temático de séries de TV. Taiane Panizzi, uma das sócias do estabelecimento, conta que a inspiração para a criação do drink veio do seriado E.R. (veiculado no Brasil sob o nome de Plantão Médico), que se passa em um hospital homônimo ao drink. “A gente queria servir de uma maneira diferente e achou que essa era a mais engraçada. O cliente recebe a bebida em uma jarra de metal e o potinho lacrado. Ele mesmo abre e se serve”, explica.
Drink no pote de urina se me falassem eu ia achar que era coisa de festa de faculdade de medicina
— Gaia ⚖️ (@terralimite) May 3, 2017
Esse Drink no pote de urina me lembrou quando minha amiga trouxe brigadeiro em pote de exame de fezes pq a mãe enfermeira e era o que tinha.
— Wahum (@Naraht14) May 3, 2017
Taiane afirma ainda que a bebida tem boa saída no bar. “Muita gente pedia e não sabia se tomava ou se tirava foto. Algumas ficavam um pouco constrangidas também, mas logo o atendente brincava e elas entravam no ritmo”, lembra. Questionada sobre se os clientes não torciam o nariz para a criação exótica, a empresária foi taxativa: “não, porque o cheiro é muito bom”.
A explicação para o cheiro agradável é simples: o County General é um quentão de cachaça, que leva entra seus ingredientes diversas especiarias como canela e cravo, além de baunilha e açúcar. O chef responsável pelo drink, Drew Roza, explica que, mais do que o espírito lúdico, a bebida também pode ser reconhecida pela qualidade e pela valorização dos produtos nacionais. Para isso, ela é feita com uma cachaça premiada, produzida no interior do Rio Grande do Sul, e preparada com um cuidado artesanal. “A gente primeiro dissolve o açúcar em água, depois vai colocando os ingredientes e bota a cachaça por último para não reduzir o teor alcoólico”, detalha.