O consumo regular de chá pode trazer diversos benefícios à saúde, indo muito além do simples hábito de beber uma bebida quente. Dependendo da planta utilizada, os chás podem ajudar na digestão, reduzir o estresse, fortalecer o sistema imunológico e até auxiliar na perda de peso. No Brasil, o segmento tem se mostrado aquecido. De acordo com Euromonitor International, o consumo aumentou 25% entre 2013 e 2020, sendo quase o dobro da média global.
Com a crescente busca por hábitos mais saudáveis e naturais, a bebida se tornou uma aliada do bem-estar. Foi justamente nessa tendência que a nutricionista Francisca Seliana viu uma oportunidade para incentivar o consumo dos brasilienses. À frente da Saholi, ela aposta em blends artesanais, combinações funcionais e chás naturais que atendem diferentes necessidades. Os produtos podem ser adquiridos on-line ou em lojas parceiras em diferentes localidades do DF.
A inspiração para a criação da marca surgiu a partir do seu desejo de incentivar os seus pacientes a tomar os chás que ela prescrevia nas dietas. “Eles sempre davam uma desculpa. Falavam que não tinham encontrado as ervas, não tiveram tempo de procurar ou não tinham gostado do sabor. Daí, tive a ideia de já entregar os blends prontos na consulta. A adesão foi maravilhosa! Hoje todas essas pessoas criaram o hábito de tomar chás”, explica.
Antes de entrar no ramo, Francisca conta que sempre teve o desejo de trabalhar na área da saúde. “Desde adolescente, sabia que queria estudar nutrição, mas tive que buscar minha independência financeira bem cedo e esse projeto ficou de lado por um tempo”, pontua.
Até trilhar esse caminho, a empresária foi gerente de vendas em um shopping da capital, entre outros trabalhos. “Em 2014, conheci a medicina chinesa e me apaixonei por toda aquela ideia de cuidar do ser humano como um todo. Aquilo fazia todo sentido para mim e eu fiquei maravilhada com esse conhecimento holístico”, complementa.
A partir desse insight, Francisca começou a estudar e a realizar cursos específicos para empreender na área. Além disso, ela agregou ao seu currículo a faculdade de nutrição para obter um aprofundamento nos seus atendimentos. No ano seguinte à formatura, nasceram os chás da Saholi. Com a marca, a empreendedora destaca que seu objetivo é desmistificar o conceito de que chá é uma bebida ruim ou coisa de gente que está doente.
“Por isso, prezo muito que cada combinação de ervas seja também saborosa, e dentro da mistura, conseguimos camuflar uma erva com sabor mais forte e exaltar uma outra com sabor mais agradável”, informa. Atualmente, a Saholi aposta em quatro linhas: chás com cafeína, diuréticos, para o dia e relaxantes, indicados para à noite. A ideia de cada blend surgiu de reclamações que Francisca recebia, com frequência, em seu consultório.
Todos os produtos oferecidos, segundo Francisca, são 100% naturais – sem aditivos, corantes ou aromatizantes. “São elaborados com ervas frescas. Levamos essa experiência para os nossos clientes: tomar um blend de chá de verdade. Até quem não gosta, passa a tomar quando conhece”, ressalta.
Ervas naturais e de produção local
“O chá contribui muito para quem deseja inserir novos hábitos saudáveis na rotina”, afirma Francisca. A nutricionista informa que uma xícara traz benefícios que não são mensuráveis, tanto na parte física, emocional e espiritual. “Percebemos que os nossos clientes sentem isso, pois temos muitos feedbacks maravilhosos”, acrescenta.
Para oferecer um produto de qualidade, a CEO da Saholi comenta que, para a criação das misturas, ela busca enxergar, primeiro, qual será a função do blend. “Em seguida, estudo as ervas com a sinergia das misturas e a quantidade segura de cada uma, além dos testes de sabores e funções”.
Toda matéria-prima da empresa, de acordo com a especialista, passa por um critério rigoroso de qualidade. “Compramos as ervas já desidratadas, pois algumas, inclusive, são importadas. Todas têm um laudo de veracidade e qualidade. No início, esse foi um dos grandes desafios: encontrar fornecedores com qualidade. Antes, eu jogava muito produto fora por não passar no nosso critério de qualidade e frescor”, recorda.
Atualmente, a empresária ressalta que se orgulha de falar que 80% das nossas ervas vêm da produção local da agricultura familiar orgânica. “Recebemos elas frescas, direto da colheita. Aí está o segredo do nossos blends de chás serem tão saborosos e funcionarem de verdade”, diz.
Três perguntas para Francisca Seliana, nutricionista e CEO da Saholi Chás Blends:
Há alguma tendência atual no universo dos chás que você acredita estar alinhada com sua marca?
Não sei se é tendência, pois eu encaro como preocupação de verdade com a saúde: voltar às nossas raízes ancestrais do natural de verdade, com os chás in natura, sem saquinho. Outro dia vi uma reportagem falando que os saquinhos de chás liberam microplásticos quando aquecidos. Para mim, é uma informação tão antiga, mas para muitos é novidade. As pessoas vão se libertando da praticidade que elas acham que tinha em prol da saúde e percebo muito a preocupação em cuidar da saúde mental também.
Quais são os próximos passos para a marca?
Novidades sempre! É isso que me move. Ouvir sempre o que os clientes estão buscando. Eles sempre me trazem boas ideias. Além disso, alguns dos projetos futuros são abrir a nossa primeira loja física. Já para esse ano, vamos lançar mais dois blends novos: um na linha funcional e um outro na linha autoconhecimento. Sobre parcerias, em breve vamos divulgar uma bem especial, com uma médica especialista em lipedema. Estamos desenvolvendo dois chás juntas.
Que legado você gostaria de construir com a Saholi?
Quero que o maior número de pessoas possa criar o hábito de tomar uma xícara de chá todos os dias e entenda que essa foi – e é – a nossa primeira medicina. Esse gesto também é uma forma de autocuidado, autoamor e autocura.

