Daniella Brito, sócia-proprietária da Viva Paleteria | Crédito: Divulgação

Receitas originais, cores e alegria

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A característica kombi rosa que circula em Brasília se tornou uma marca registrada da Viva Paleteria. O negócio, que surgiu na capital, celebrará uma década de atuação em 2025. O produto artesanal, de fabricação local, ganhou os brasilienses com facilidade. Isso porque, além dos recheios diferenciados e inovadores, os picolés são produzidos com frutas frescas, laticínios e matérias-primas de qualidade. 

A criação da Viva Paleteria veio a partir do sonho de três irmãos: Daniella, Edson e Leandro Brito. “Sempre tivemos vontade de empreender em família e buscávamos uma oportunidade que combinasse com a gente. Foi então que, em 2013, conhecemos uma paleteria na cidade de Curitiba. Ficamos admirados com a quantidade de pessoas na fila para comprar, e no dia estava bem frio”, recorda a sócia-proprietária Daniella. 

A empresária conta que, em conjunto com seus irmãos, avaliou que Brasília, com o clima quente e seco, poderia se destacar com esse tipo de produto. Após diversas pesquisas e contato com franquias, os irmãos enxergaram que o melhor caminho seria criar a própria marca, pois isso os daria maior liberdade para inovar. “Dessa forma, em 2015, surgiu a Viva Paleteria, com cores vivas e alegres, receitas originais e produtos com insumos de qualidade”, destaca. 

No entanto, a veia empreendedora e a vontade de arriscar nesse nicho já existiam antes da viagem à capital do estado do Paraná. “Uma das nossas inspirações veio através dos nossos avós, que tiveram uma sorveteria na década de 1950, na cidade de São Paulo”, indica. Para agregar à novidade da paleta mexicana, a família encontrou o novo formato de negócio. “Unimos ideias e experiências que tivemos para criar a Viva Paleteria”, conclui. 

Além disso, para Daniella, focar apenas em paletas artesanais foi fundamental para o sucesso da empresa até hoje. “Nos tornamos referência nesse segmento em Brasília. Atualmente estamos ampliando o nosso mix de produtos dentro do mercado de gelados”, informa. 

Nesse contexto, ainda com o aumento da atuação e produção, Daniella ressalta que a essência da marca se mantém apesar das inovações e novidades. Para isso, segundo a sócia-proprietária, busca-se refletir alegria, amor e doçura com o empreendimento, desde as cores vibrantes da comunicação visual até o cuidado na produção de cada paleta. 

“Acreditamos que nossos produtos não são apenas sobremesas, mas momentos de felicidade que compartilham histórias e emoções. A Viva Paleteria é mais do que um negócio; é uma celebração dos pequenos prazeres da vida, sempre com um toque especial de carinho e dedicação”, ressalta.

Além das tendências 

Daniella comenta que, quando as operações da Viva Paleteria iniciaram, o país vivia o auge da comercialização das paletas recheadas. “Existiam mais de 40 marcas em Brasília”, pontua. “A ‘febre’ foi entre 2014 e 2015. Tivemos um crescimento considerável em 2016, quando muitas empresas que estavam no mercado começaram a fechar. Foi então que conseguimos entrar nos principais shoppings da região. Chegamos a abrir três quiosques em um mês”, complementa. 

Atualmente a Viva Paleteria tem uma venda média de aproximadamente 70 mil paletas por mês. “Estamos com um crescimento de 25% nas vendas em relação ao ano anterior. A variação que temos durante o ano é devido ao clima. Nos meses mais chuvosos e frios, temos uma redução considerável em nosso faturamento”, indica. Nesses meses, a marca busca se desafiar com o lançamento de sabores que combinam mais com o frio, como a paçoca com casquinha de chocolate. 

No que diz respeito aos sabores tradicionais, a sócia-proprietária indica que os mais queridinhos dos clientes são os de leite ninho com brigadeiro, o clássico morango com leite condensado, ferrero rocher e biscoito oreo. No entanto, há variedades para todos os gostos. 

“O nosso portfólio é bem amplo, onde buscamos atender todos os perfis de clientes: temos sabores sem leite, sabores diets e veganos. Além disso, estamos sempre lançando sabores que são tendência do mercado de gelados, o sucesso do momento é a nossa paleta de pistache, onde usamos uma pasta italiana e com castanhas de pistache, ela é incrível”, indica. 

Para o mês de dezembro, a Viva Paleteria também buscou trazer uma experiência natalina, com o sabor de paleta de rabanada. “Nessa paleta usamos uma calda de doce de leite, coberta por uma casquinha crocante de biscoito com canela. Ela traz um mix de sabores e texturas”, recomenda.

Três perguntas para Daniella Brito, sócia-proprietária da Viva Paleteria:

Para você, por que a marca faz sucesso em Brasília?

Desde a fundação da Viva Paleteria, a qualidade sempre esteve no centro de nossos valores, tanto em relação aos produtos quanto ao atendimento. Esse compromisso com a excelência nos acompanha desde o início e permanece até hoje, sendo a base de nossa atuação e da confiança que conquistamos junto aos nossos clientes.

Como você garante a qualidade e o sabor único das paletas?

Garantimos o sabor e a qualidade em cada paleta, utilizando apenas ingredientes frescos e de qualidade. Nossas paletas de frutas são feitas exclusivamente com frutas frescas, sem adição de conservantes ou corantes artificiais, para que você tenha uma experiência deliciosa e autêntica a cada mordida. Além disso, temos uma equipe engajada e processos bem estruturados, para manter a padronização.

Existe algum plano de expansão para os próximos anos?

Com certeza! Atualmente estamos com uma estratégia de crescimento em nossa área de revenda, e temos planos de expansão para o Centro-oeste. A novidade que estamos trabalhando é o nosso sorvete. Já iniciamos a venda para algumas empresas parceiras, onde elas utilizam como matéria prima para sobremesas. Posteriormente iremos criar sabores e tamanhos para venda ao consumidor final.