Além de ser um centro de compras para a população de Brasília, o Taguatinga Shopping busca promover entretenimento e cultura para todas as idades. Localizado no Pistão Sul, o mall é conhecido pela vocação em receber famílias por meio de um ambiente confortável e acolhedor. Inaugurado em novembro de 2000, é um empreendimento das Organizações PaulOOctavio e da JC Gontijo Engenharia.
“Trata-se de um dos maiores centros de compras do Distrito Federal, tendo como principal reflexo a geração de 2,5 mil empregos diretos. A área total construída do empreendimento – que engloba shopping center, duas torres com 330 salas comerciais e seis pisos de estacionamentos com 2,5 mil vagas cobertas – totaliza a marca de 160 mil m² de área construída, que abrigam 250 operações comerciais, com qualificado mix de produtos, serviços e entretenimento, distribuídas em quatro pisos”, informa Marcos Atayde, superintendente do Taguatinga Shopping.
Com a premissa de oferecer um serviço de qualidade para a população, o Taguatinga Shopping atuou, ao longo deste ano, com a implementação de melhorias em seu centro de compras. Nos primeiros meses de 2024, por exemplo, o empreendimento inaugurou a Free Corner, a japonesa Daiso, a loja de chocolates Lindt e a CrieAmigos.
“Na área da gastronomia, os clientes puderam contar com Marietta e Marvin. Destaque também para a chegada das famosas Shoulder e Loungerie, neste segundo semestre – o que resultou num crescimento de 10% em vendas e 5% do fluxo de veículos do centro de compras. O ticket médio nas promoções comerciais também teve um aumento de 32%, totalizando R$ 484”, conta Marcos.
Inovação para a população
Com um faturamento anual de R$ 1 bilhão, o Taguatinga Shopping apostou, em 2024, na qualificação e renovação do seu mix de lojas, com investimento de cerca de meio milhão de reais num corredor totalmente renovado, com marcas de renome nacional e internacional.
Para Marcos, a Nova Ala, como é chamada, representa a qualificação e expansão iniciada em 2022 com a chegada dos restaurantes Outback e Coco Bambu. “É uma grande aposta e uma homenagem aos 25 anos do shopping, celebrados ano que vem. Estamos preparando tudo e deixando o empreendimento cada vez mais qualificado para construir um ambiente completo e diversificado para receber nossos visitantes”, pontua.
Em janeiro de 2025, a Nova Ala será entregue completamente revitalizada, com forro, iluminação, pilares e mobiliário modernizados, criando um ambiente sofisticado e alinhado ao perfil das novas operações. “Com todas essas melhorias e investimentos, o local será apresentado como um verdadeiro presente do Taguatinga Shopping em celebração aos seus 25 anos, reforçando o nosso compromisso com a inovação e a excelência”, complementa o superintendente.
Projetos especiais
Uma das iniciativas do mall diz respeito ao TGS Solidário. A iniciativa, que nasceu em 2017, está relacionada ao olhar solidário desempenhado pela marca. O objetivo do Taguatinga Shopping é ser a ponte entre instituições sociais, voluntários e empresas voluntárias. Ao todo, mais de mil voluntários em atividade apoiaram, em oito anos, quase 300 instituições. Para iniciar a atuação nessa realidade, foi realizada uma consultoria com a ONG Novo Jeito, em Recife (PE).
O Taguatinga Shopping também buscou inovar com o TGS Solidário. Buscando ampliar a sua responsabilidade social, foi inaugurado um espaço físico no mall para criar um local de encontro entre quem precisa de ajuda e os voluntários. “Somos o único do Brasil a contar com um site e uma loja física”, celebra Atayde. No espaço, localizado no Piso 3, em frente a Loungerie, o público encontra informações, eventos e ativações de campanhas diversas. Na loja, também estarão disponíveis para venda produtos de projetos apoiados pelo TGS Solidário e itens colecionáveis de campanhas do shopping.
Três perguntas para Marcos Atayde, superintendente do Taguatinga Shopping:
Qual a relevância do empreendimento para a população?
O empreendimento é importante referência de consumo para toda a família, e recebe público de 1 milhão de pessoas por mês, em média. É o shopping center mais lembrado pela população do DF, segundo pesquisas realizadas pelo prêmio Top of Mind. Atualmente, desenvolve o projeto Taguatinga Shopping Solidário, com diversas ações que promovem a cultura de voluntariado, consciência de cidadania e mobilizam pessoas e recursos para o bem coletivo.
Como o mall avalia as atividades deste ano?
Neste ano, foram inauguradas 16 lojas e reinauguradas 04. No total, o Taguatinga Shopping movimentou 2.000m², o que corresponde a 5% da ABL do shopping.
O shopping adota alguma iniciativa sustentável?
O Taguatinga Shopping está fazendo sua parte para um mundo mais sustentável: em parceria com a cooperativa Recicle a Vida e a empresa Engaia, o centro de compras aderiu a um projeto de transformação de seu lixo orgânico em Composto Orgânico. A proposta do “Lixo Zero” é fazer com que o composto orgânico retorne à natureza de forma produtiva, adubando os jardins do próprio shopping. A iniciativa reduz, significativamente, o volume de lixo produzido que se acumularia nos lixões e aterros, impossibilitando sua biodegradação.
Por mês, o Taguatinga Shopping gera, em média, de oito a dez toneladas de lixo orgânico úmido. Por ano, essa quantidade pode chegar a 180 toneladas. O projeto “Lixo Zero”, portanto, surge como uma forma de reutilizar grande parte desse material.