Soluções personalizadas de seguro

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Sabe-se que o mercado de seguros promove significativamente o desenvolvimento econômico do país. De acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, o setor arrecadou R$ 324,55 bilhões de janeiro a setembro deste ano, um crescimento de 13,4% quando comparado ao mesmo período em 2023.

Acompanhando as modificações da área ao longo dos anos, Carlos Renato Martins de Queiroz viu a necessidade de trazer ao mercado uma empresa de seguros inovadora para atender à realidade dos brasileiros. Com o objetivo de prestar consultoria e oferecer gestão de riscos aos clientes, com qualidade e custos adequados, surgiu a Fiduciam. A marca, que chegou em Brasília neste ano, atua com produtos e serviços a partir de condições diferenciadas.

“Minha jornada começou há mais de 30 anos, com o desejo de transformar a maneira como empresas gerenciam seus benefícios e seguros. Em 2020, esse sonho se concretizou com a fundação da Fiduciam Corretora de Seguros e Benefícios. O nome “Fiduciam”, que significa confiança em latim, reflete nosso compromisso com a excelência no atendimento e a construção de parcerias sólidas”, conta.

O especialista conta que, desde o início da sua carreira, ele compreendeu a importância de ouvir ativamente as necessidades dos clientes e oferecer soluções personalizadas. Por isso, a criação da Fiduciam foi a resposta a um mercado que precisava de mais proximidade e eficiência. “Nosso objetivo sempre foi claro: entregar soluções completas e sob medida, ajudando empresas a equilibrar custos e aumentar a satisfação de seus colaboradores”, ressalta.

Carlos avalia que o mercado de seguros é vasto e fragmentado, com mais de 130 mil corretores atuando de maneira tradicional. Dessa forma, o CEO buscou inovar na área, focando nas necessidades dos clientes, em vez de apenas vender produtos. Com pilares sólidos como aprendizado contínuo e tecnologia, o empresário destaca que a Fiduciam redefine a experiência de proteção e gestão de benefícios.

“Na Fiduciam, escutar o cliente é nossa prioridade. Não oferecemos pacotes prontos. Cada solução é desenvolvida após entender a fundo as dores e objetivos do cliente, garantindo resultados que realmente fazem a diferença”, contextualiza. Para Carlos, a qualidade no atendimento é o principal critério da marca.

Ele pontua que, com orgulho, vê o impacto da Fiduciam no mercado atendendo a milhares de empresas e seus colaboradores, beneficiários de planos de saúde. “Não somos apenas intermediários, mas parceiros estratégicos que ajudam empresas a equilibrar eficiência e bem-estar. Nosso futuro é promissor: queremos expandir nossa atuação, adotar novas tecnologias e reforçar nosso compromisso com a sustentabilidade”, informa.

As dores das empresas

Com expertise no ramo, Carlos Renato enxergou os principais desafios que as grandes empresas enfrentam ao contratar seguros. Ele explica que, na prática, há duas grandes dificuldades: manter um pacote de benefícios (saúde, odontológico, vida e previdência) atraente para seus colaboradores e garantir uma proteção eficiente ao patrimônio, frota e gestão de riscos como responsabilidade civil e cibernética. Tudo isso mantendo, ainda, os custos sob controle.

Para driblar esses problemas, ele indica que a sua equipe é altamente treinada para as mais complexas demandas. “Além disso, o nosso programa ‘Meu Amigo Doutor’ otimiza a gestão de saúde e qualidade de vida dos colaboradores, reduzindo sinistralidade e mantendo reajustes mais baixos. Para seguros patrimoniais, trabalhamos próximos aos maiores players do mercado, desenvolvendo soluções exclusivas e adaptadas às necessidades de cada cliente”, diz.

Em conjunto com esses cuidados, o CEO reforça que a Fiduciam ainda aposta em um aprendizado contínuo para a sua equipe, visto que se trata de um valor essencial na sua marca. “Participamos de congressos, trocamos conhecimento com parceiros estratégicos e acompanhamos de perto as inovações tecnológicas do setor”, exemplifica. 

A busca constante pelo conhecimento possibilita que Carlos esteja próximo às tendências do mercado. Nesse cenário, ele avalia, por exemplo, que a inteligência artificial é um dos tópicos mais promissores na área. Para caminhar em conjunto com a inovação, o empreendedor indica que a empresa implementou uma assistente virtual para operações massificadas. “Seguimos, também, em parceria com healthtechs para otimizar nossos serviços”, complementa.

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), as healthtechs são startups de base tecnológica que atuam na área da saúde com o objetivo de solucionar problemas com inovação e tecnologia.

Três perguntas para Carlos Renato Martins de Queiroz, CEO da Fiduciam Corretora de Seguros:

Como você avalia o mercado de seguros, atualmente, no Brasil? 

O setor passa por mudanças profundas: novos produtos, regulamentações e o uso crescente de tecnologia, como a inteligência artificial, têm transformado o mercado de maneira acelerada. Tudo isso representa grandes oportunidades para a Fiduciam se destacar, oferecendo soluções modernas e personalizadas.

Quais são os tipos de seguros e benefícios mais demandados?

Os planos de saúde lideram a demanda, sendo a segunda maior despesa do RH, após a folha de pagamento. Nosso trabalho é garantir uma gestão eficiente, conciliando qualidade de atendimento e controle de custos.

De que forma vocês oferecem um serviço de qualidade e diferenciado no mercado?

Temos uma equipe qualificada e que foca na proximidade com os clientes e no uso estratégico de tecnologia. Com isso nos destacamos, antecipando demandas e entregando soluções que equilibram eficiência e excelência.