Patrícia Emerich, sócia-fundadora e Gilvam Júnior, CEO do Atacadão Drogacenter | Crédito: Nara Lemos

Preços justos para a população

Publicado em

No ano passado, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) apontou que o segmento farmacêutico está em expansão no Brasil. O levantamento, feito a partir de dados da Receita Federal, indicou que o território brasileiro possui 122 mil farmácias. O estudo também sinalizou que o maior crescimento foi decorrente da pandemia de covid-19, quando o país obteve 5,8 mil novos estabelecimentos. 

Muito antes desse boom, surgia, na capital, uma das farmácias mais tradicionais da cidade: o Atacadão Drogacenter. Em 2006, o negócio foi criado em Samambaia a partir do sonho de empreender, especificamente, dentro da área farmacêutica. “Após anos de dedicação e aprendizado, encontrei uma pequena drogaria de apenas 30 metros quadrados que me ofereceu a oportunidade de realizar esse sonho. Para financiar essa empreitada, vendi meu carro, o que demonstrou o quanto estava comprometido”, informa Gilvam Júnior, CEO do Atacadão Drogacenter.

No entanto, para ele, a história da Drogacenter ganhou uma nova dimensão quando conheceu a sua esposa e sócia-fundadora, Patrícia Emerich, que já tinha experiência no âmbito farmacêutico. “Unimos forças e conhecimentos para expandir o negócio, moldando a Drogacenter como um verdadeiro legado familiar”, destaca. 

Ele ressalta que o mercado farmacêutico está intrinsecamente ligado à sua história familiar. Os pais do casal e o avô de Gilvam, por exemplo, foram proprietários de drogarias. Por isso, a tradição de cuidar da saúde e bem-estar das pessoas está profundamente enraizada na essência do negócio. O empresário reforça que investir nesse setor trata-se de uma forma de honrar a herança da família.

O trabalho árduo gerou resultados. Atualmente, gerando mais de mil empregos no Distrito Federal e entorno, a rede inaugurará a sua 43ª loja. Gilvam enxerga esse momento como um marco significativo na sua trajetória. Isso porque, para o CEO, cada nova unidade representa não apenas uma expansão física, mas também a concretização do compromisso  da rede com a comunidade, levando mais acessibilidade e variedade em produtos farmacêuticos a diferentes regiões.

Como diferencial do negócio, o empreendedor conta que, desde o início, o seu objetivo era oferecer preços baixos e acessíveis para a população. Para isso, a Drogacenter busca vender os medicamentos e produtos com o preço de atacado. “Ao longo dos anos, adquiri vasta experiência em vendas e negociações com fornecedores. Essa expertise me permite obter preços mais competitivos, que podem ser repassados aos nossos clientes”, explica.

Além disso, a Drogacenter também estabelece parcerias estratégicas que ajudam a manter a sustentabilidade financeira da empresa, sem comprometer a qualidade dos serviços e produtos. “Nosso compromisso com preços justos é uma das bases da nossa missão de atender a população com dignidade e respeito”, pontua. Gilvam comenta que essa iniciativa busca consolidar a drogaria como uma verdadeira parceira na saúde da cidade, sempre adaptando os serviços às necessidades emergentes da população. 

Outro aspecto que diferencia a Drogacenter no mercado farmacêutico diz respeito ao mix de produtos. “Estamos sempre em busca de novos produtos que atendam às necessidades e expectativas dos nossos clientes. Realizamos pesquisas de mercado para identificar tendências e produtos inovadores que podem agregar valor à nossa oferta. Além disso, promovemos ações de feedback com nossos clientes, permitindo que eles nos ajudem a moldar o mix de produtos, garantindo uma experiência de compra diversificada e satisfatória”, comenta. 

Avanços tecnológicos 

Para Gilvam, a tecnologia revolucionou o papel do farmacêutico, tornando-o um profissional ainda mais essencial no cuidado com a saúde. “Contamos com ferramentas que facilitam a comunicação entre farmacêuticos e médicos, além de sistemas que proporcionam acesso rápido a informações sobre medicamentos, interações e contraindicações”, ressalta.

Três perguntas para Gilvam Júnior, CEO do Atacadão Drogacenter:

Quais foram os momentos mais memoráveis do Atacadão Drogacenter?

Cada nova loja que inauguramos é uma celebração do trabalho árduo e da dedicação da nossa equipe. Um dos momentos mais memoráveis foi a abertura da primeira loja no interior do estado, onde fomos acolhidos calorosamente pela comunidade. Esses momentos não são apenas conquistas; são testemunhos do impacto positivo que podemos ter na vida das pessoas.

Como a farmácia está se adaptando às novas tecnologias, como aplicativos de saúde e telemedicina?

A Drogacenter sempre se manteve atenta às inovações no setor de saúde. Antes mesmo da popularização da telemedicina, já havíamos iniciado a implementação de lojas focadas em serviços de saúde, como vacinas e exames laboratoriais. Hoje contamos com um complexo de saúde e farmácia de manipulação. Com a ascensão dos aplicativos de saúde, reconhecemos a importância de oferecer comodidade aos nossos clientes. Iniciativas como o “Compre e Retire” tornam a experiência de compra mais prática, permitindo que nossos consumidores acessem produtos e serviços de forma ágil e eficiente.

Quais são os principais desafios que vocês enfrentam na distribuição de medicamentos?

Desde a pandemia, um dos maiores desafios que enfrentamos é a ruptura no fornecimento de medicamentos. A cadeia de suprimentos ainda não se restabeleceu completamente, o que requer de nós uma adaptabilidade constante e a busca por novas fontes de abastecimento. Estamos comprometidos em minimizar impactos para nossos clientes, investindo em tecnologia e otimização de processos para garantir que as prateleiras estejam sempre abastecidas.