Gustavo Faria de Carvalho, sócio-proprietário da Gráfica Movimento | Crédito: Divulgação

Impressões que contam histórias

Publicado em

De acordo com o Mordor Intelligence, empresa de inteligência de mercado e consultoria, o segmento de impressão gráfica deverá crescer até 2026. No estudo apresentado, foi indicado que, atualmente, é provável que a consolidação do mercado de impressão gráfica digital continue, à medida que o ecossistema global da indústria de impressão continua a enfrentar a disrupção digital. 

Um dos motivos diz respeito ao aumento de demanda, especialmente devido à personalização por meio de produtos impressos, como flyers e templates, considerada uma das tendências emergentes que impulsionarão o setor nos próximos anos. Em Brasília, a Gráfica Movimento é uma das empresas que atuam na área e que contribuem para o aquecimento de soluções impressas. 

31. “A gráfica já estava no sangue. Meu avô era desse ramo e eu, um curioso nato, fui entender como era esse mercado. Começamos com uma Solna Monocolor, comprada de um primo, também gráfico. Minha esposa, Renata, é publicitária, mas também se aventurou nesse novo mundo comigo. E a partir daí mergulhamos no negócio, mas sempre atentos, desde o início, às necessidades dos nossos clientes”, conta.

Por isso, a entrada de Gustavo, no negócio, se deu de uma forma natural. Ele destaca que, como sempre teve contato com o universo gráfico, esse caminho foi sendo trilhado de uma forma espontânea. “Meu primo estava se desfazendo do seu parque gráfico, então, resolvemos trazer essas máquinas e mergulhar de cabeça nesse mercado. Fazíamos tudo. Da criação à entrega, eu e a minha mulher. Hoje, juntos, temos orgulho em termos enxergado nesse novo desafio, uma oportunidade de trabalho. E nele, estamos até hoje”, complementa.

Há mais de dez anos, a empresa busca estar atenta às necessidades dos clientes e prestar os seus serviços com qualidade e agilidade. Além disso, para atender demandas mais amplas, que muitas vezes vão além dos serviços gráficos, conta com profissionais de comunicação, que desenvolvem produtos desde a etapa de conceituação, criação de layout, diagramação e edição, além da finalização de trabalhos impressos em papel, lonas e adesivos.

Para a criação do negócio, Gustavo conta que a concepção do nome e do slogan foram momentos marcantes. “Uma pessoa muito importante para minha esposa falou que, se um dia ela fosse abrir um negócio, era para colocar o nome de Movimento. Sem ela saber, escolhi o nome lembrando disso. Temos certeza que essa energia boa que envolve nossa equipe, nosso ambiente de trabalho e nossos clientes está ligada ao Movimento que sempre nos impulsionou”, conta. 

Já o slogan “Não é só impressão. É sentimento” veio da junção de várias frases ditas pelos clientes, amigos e colaboradores. “E ele é muito verdadeiro”, ressalta Gustavo. “O que move a nossa empresa é a vontade de transformar as mais diversas formas de trabalho que chegam em entregas personalizadas. É ver as pessoas saindo daqui, com suas histórias publicadas, com um produto que surpreende, com uma experiência única. Nossos colaboradores imprimem nosso jeito Movimento de trabalhar, em tudo que passam pelas suas mãos”, informa.

Gustavo acredita que, junto com esse aspecto, outro diferencial da gráfica diz respeito ao olhar para o cliente e tudo que envolve seu processo. O sócio-proprietário comenta que, primeiramente, busca-se ter um ambiente acolhedor, com pessoas igualmente acolhedoras. “Seja qual for a demanda, acompanhamos tudo. Somos uma equipe que vibra junto, que trabalha com desafios diários, que só a gente sabe. Mas acima de tudo, sonhamos juntos”, destaca.

O mercado de impressão

“Empreender é um desafio diário”, avalia Gustavo. No entanto, na área gráfica, ainda há empecilhos extras além do próprio ato empresarial. Ele explica que, para mostrar a importância e tradição da impressão, a Gráfica Movimento busca constante inovação na área, principalmente com a implementação de produtos atuais e modernos. “Temos um departamento de projetos especiais para que possamos acompanhar as tendências de mercado”, exemplifica.  

Três perguntas para Gustavo Faria de Carvalho, sócio-proprietário da Gráfica Movimento:

O que garante a qualidade dos produtos oferecidos pela Gráfica Movimento? 

Equipamentos de ponta, que imprimem em alta resolução, manutenção frequente, aliados a uma equipe experiente e qualificada, que cumprem prazos e ainda respeitam todos os padrões de sustentabilidade exigidos pelo mercado.

Qual a importância da impressão ainda que, hoje, o mundo seja digitalizado? 

Costumo dizer que o digital informa e o impresso forma. Um é imediato, enquanto o outro é para ser degustado. Complementam-se e quando nossos clientes têm essa consciência, o sucesso do trabalho é garantido. Sempre terá o público que gosta de pegar no livro, na revista, manusear, consultar. A tecnologia está aí para ser usada, mas o cheiro do papel, uma embalagem bem produzida e até uma foto em cima da mesa, terão seus valores eternizados.

O que é o movimento verde adotado pela empresa?

Para a Movimento, a sustentabilidade é mais do que utilizar insumos reciclados. É desenvolver um processo produtivo que atenda às necessidades sociais, econômicas e ambientais, garantindo a longevidade dos negócios, sem perder de vista o futuro mais sustentável para as próximas gerações. Desde 2012 a Movimento tem o selo Forest Stewardship Council (FSC), que demonstra aos clientes que a gráfica se preocupa com o uso racional dos recursos naturais, com o desenvolvimento sustentável e com o atendimento aos requisitos essenciais do trabalho que combate todo tipo de discriminação.