O mercado de trabalho formal da construção está em alta. A constatação, feita na última segunda-feira (29), diz respeito aos dados apresentados pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) onde o setor da construção atingiu, no quinto mês de 2024, a marca de 2,9 milhões de pessoas empregadas em todo o país, uma alta de 6,12% em relação a maio do ano passado. Trata-se ainda do maior patamar desde novembro de 2014.
Parte desse crescimento foi impulsionado pela Lotus, empresa que surgiu em 2018, em Brasília, e que, hoje, é considerada uma das construtoras mais inovadoras do mercado por apostar na geração de tendências. Para a marca, os seis anos de atuação são sinônimo de união e da construção de muitos lares, momentos inesquecíveis e impactos na sociedade.
“Durante muito tempo, Brasília foi o epicentro da arquitetura mundial. Em 2018, a Lotus surgiu com a missão de criar projetos inovadores, enquanto honra a rica história da capital brasileira”, conta Ruy Hernandez, que fundou a Lotus junto com o seu irmão e sócio, Luiz Felipe. Com empreendimentos residenciais e comerciais em Brasília, a construtora busca oferecer o diferente e o novo para o mercado.
“Fazemos isso por meio da nossa arquitetura autoral, práticas sociais e de sustentabilidade e nos destacamos pelos nossos prazos mais curtos. E, assim, entregamos empreendimentos diferenciados, de alto padrão, concebidos com foco na qualidade de vida do morador ou do colaborador”, complementa Luiz. Atuando nas frentes de construção, incorporação, gestão e vendas de imóveis, a Lotus possui empreendimentos residenciais e comerciais em Brasília e em Miami.
“Representamos ambição, inovação e criatividade. Estamos sempre de olho no novo. Nossos colaboradores são verdadeiros parceiros na nossa jornada de transformação. Cada dia é uma oportunidade para criar e inovar em um ambiente onde a colaboração reina. Nossas equipes se entrelaçam em um fluxo contínuo de apoio mútuo, sempre com um olhar voltado para o sucesso coletivo. Na Lotus, o brilho da empresa é o que realmente importa, e juntos, fazemos dela o nosso sucesso”, informa Ruy.
Para o empreendedor, além da qualidade das entregas, um aspecto que destaca a Lotus no mercado diz respeito à cultura empresarial forte e unida. “Estamos juntos em todas as etapas do processo: da concepção até a entrega”, afirma. “Prezamos pela qualidade construtiva quando damos atenção aos menores detalhes. Eles podem parecer menores a princípio, mas sempre fazem a diferença no final. Por exemplo, nossa equipe de produção é interna, pois acreditamos que conseguimos garantir que, da administração à obra, todos estejamos seguindo a mesma cultura da Lotus. Assim, a entrega no mesmo padrão de qualidade é consequência”, explica.
Além disso, de acordo com Ruy, outro diferencial da marca está relacionado à limpeza e organização nas obras. “Dizem que a nossa casa reflete o nosso estado de espírito e queremos que todos se sintam bem trabalhando em um lugar organizado, limpo e feliz”, ressalta. Todo esse cuidado reflete na entrega final: ao adquirir um Lotus, de acordo com o empresário, os clientes recebem um alto padrão de qualidade, com arquitetura autoral assinada por grandes nomes do setor, e a certeza de que o empreendimento foi erguido com o mínimo impacto ambiental e social.
Setor em transformação
Luiz Felipe Hernandez, irmão de Ruy e, também, sócio-fundador da Lotus, acredita que o crescimento da marca envolve o entendimento acerca do mercado no que tange às necessidades e oportunidades. Nesse sentido, na avaliação do empresário, o segmento de construção está se transformando com tendências inovadoras, como a gestão de obras baseada em dados, o uso de drones, construções verdes e práticas ESG, com ênfase em diversidade e inclusão, módulos pré-fabricados, inteligência artificial, realidade virtual e aumentada, e, ainda, o foco em cidades inteligentes.
“Essas inovações proporcionam uma gestão mais eficiente, com montagem ágil, redução de custos e resíduos, maior personalização, menor consumo de água e energia, equipes mais enxutas e maior segurança no canteiro, reduzindo o risco de acidentes. É fundamental destacar que, ao contrário do que muitos imaginam, o setor não se resume apenas à infraestrutura física e estética. Ele está cada vez mais voltado para a criação de comunidades sustentáveis, resilientes e tecnologicamente avançadas. Por isso, a construção civil deve focar em projetos que incorporem todas essas inovações e promovam um futuro mais integrado e sustentável”, diz.
Três perguntas para Luiz Felipe Hernandez, sócio-fundador da Lotus:
Quais são os diferenciais da Lotus?
Nosso maior diferencial é a nossa arquitetura autoral. Damos liberdade criativa aos nossos parceiros, o que é muito importante, pois são artistas e devem trabalhar sem amarras. Além disso, o resultado é sempre algo lindo e inovador.
Quais cases memoráveis da marca?
Os maiores cases da empresa são o Lotus Corporate, sede do Banco Mundial, que possui o selo LEED Silver; e o Lotus Prime, sede da Delegação da União Europeia no Brasil, o selo LEED Gold. Os selos LEED são a principal certificação de sustentabilidade no mundo, concedido pelo Green Building Council, dos Estados Unidos. Além do destaque pelas práticas de construção sustentável, ambos os empreendimentos ganharam notoriedade pela localização privilegiada, arquitetura moderna, diferente do que se encontra no mercado.
Quais os maiores desafios de atuar nesta área?
O mercado está repleto de empresas bem consolidadas, e nossa concorrência é forte — o que adoramos! Isso nos motiva a constantemente buscar as últimas novidades, tecnologias de ponta e práticas mais inovadoras. Afinal, é essa competição saudável que nos impulsiona a estar sempre à frente e oferecer o melhor.