No começo deste ano, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indicou que a produção das três principais carnes do país devem chegar a 30,88 milhões de toneladas em 2024. Para a peça bovina, o panorama esperado é de aumento na produção, retomando a marca de 10 milhões de toneladas, volume atingido nos anos de 2006 e 2007. Esse incremento é avaliado de forma positiva, de acordo com a entidade, visto que reflete no abastecimento interno e em exportações.
O alimento é considerado fundamental para muitos brasileiros e, além disso, também é intitulado como o prato favorito para muitas pessoas. Sabendo do apreço da população sobre a comida, o país conta com diferentes estabelecimentos dedicados à especialidade. No Distrito Federal, há quase cinco décadas, os brasilienses ganharam uma das casas de carnes mais tradicionais para a cidade: a Churrascaria Pampas.
“A gente atendeu aos primeiros candangos. Aprendemos a conhecer de modo profundo a comida raiz e o paladar peculiar do nosso povo e, por isso, buscamos, ao longo desses anos, nos especializar em servir com esmero uma clientela exigente e de bom gosto”, conta o proprietário Fabiano Dias Martins.
O executivo destaca que a Pampas iniciou a sua atividade, em 1977, com a introdução dos mais saborosos e suculentos cortes de carnes no cardápio, adequando-os e ajustando-os aos gostos da gastronomia brasiliense; e aliando-os aos buffets de frios, guarnições quentes, ilhas de sushi e sashimis e a área destinada às sobremesas.
Segundo ele, a cada ano, a casa buscou se associar ao formato de rodízio de carnes especiais como uma novidade da culinária, diversificando e propiciando uma vasta gama de opções de sabores e pratos aos clientes. No entanto, entre os destaques de atuação da Pampas, Fabiano ressalta que, além da comida, há uma incessante busca de uma estrutura física de alto nível, com a implementação de brinquedoteca, playground e um estacionamento privativo e gratuito.
Variedade na casa
Para a Pampas, Brasília compete em igualdade com os grandes centros do país no quesito churrascaria especializada em servir o churrasco a rodízio. Na visão de Fabiano, com a churrascaria, ele consegue oferecer, por exemplo, um sabor inigualável com as carnes da casa. “Oferecemos carnes da raça Angus, o ápice da qualidade da carne bovina. Acresça-se uma enorme variedade de cortes, como a famosa picanha argentina, o suculento chorizo e um imperdível entrecote”, diz.
Entre os grandes pratos, o executivo também aponta a costela bovina com oito ossos, assada em processo, com duração de 15 horas até o ponto de servi-la, sendo este um dos mais apreciados. No que diz respeito a maciez, a paleta de cordeiro ganha destaque. “Além dessas modalidades mencionadas, mais de 30 tipos de carnes desfilam na mesa dos clientes”, comenta.
Para enriquecer ainda mais o cardápio, Fabiano aderiu opções voltadas ao vegetarianismo. “Ofertamos uma imensa gama de opções no buffet de frios, com folhagens frescas, nutritivos legumes, compondo costumeiras e também inovadoras saladas, que certamente irão satisfazer seu paladar”, informa.
Já para o mundo fitness, também há opções com o buffet de guarnições quentes. Segundo o proprietário da Pampas, o local traz iguarias como o bacalhau a Gomes de Sá, camarão alho e óleo e as unanimidades como feijão tropeiro e batatas fritas.
“Aos apreciadores dos frutos do mar e da comida oriental, preparamos várias opções, como o sushi e o sashimi premium, mexilhão, lula, polvo e outros mariscos”, acrescenta. Os clientes ainda podem contar com uma ilha destinada apenas às sobremesas da casa.
Paixão gastronômica
No que diz respeito à trajetória de Fabiano até a Pampas, o executivo conta que a sua vida sempre foi dedicada ao segmento gastronômico. “Ganhava experiência, inicialmente como funcionário, quando podia observar a dinâmica do funcionamento interior de um restaurante, que mais parecia aos meus olhos como a execução de uma afinada orquestra e quando podia constatar, nos olhos de cada cliente, a satisfação e alegria em receber atendimento primoroso e respeitoso”, informa.
Três perguntas para Fabiano Dias Martins, proprietário da Churrascaria Pampas:
O que garante a qualidade da churrascaria?
Além do compromisso ético com o consumidor, do compromisso com a credibilidade da nossa própria reputação, ofertamos excelência na qualidade dos ingredientes e produtos colocados à mesa, por sermos parte do Hipermercado Carrefour, com o qual temos uma obrigação contratual neste sentido, a qual se sujeita a um rigoroso cumprimento e a uma severa vigilância.
De que forma a Pampas buscou inovar no mercado?
Ocupamos o posto da churrascaria mais tradicional de Brasília, mas sempre antenados e conectados às necessidades e às preferências mais modernas e contemporâneas. Nós nos desafiamos a cada dia em manter um churrasco de mais alto padrão aliado aos gostos dos entusiastas pelo vegetarianismo e pelo mundo fitness, com um cuidado incessante na qualidade e na variedade dos alimentos ofertados.
Quais foram os momentos mais memoráveis para a marca?
São muitos episódios memoráveis e icônicos. A título de exemplo, a expansão do estabelecimento, com instalação da varanda, onde se localiza todo o aparato para assar, aos olhos do cliente, em uma redoma de vidro, uma verdadeira vitrine, a autêntica costela gaúcha. Outro momento, também, inesquecível foi a reabertura pós-pandemia, quando fomos uns dos primeiros a adotar todas as medidas para garantir a saúde do nosso público, com muita superação e proatividade. Cito algumas memórias afetivas como amostragem, mas cada comemoração de aniversário, de casamento, toda celebração da vida que aqui se passa diuturnamente e que tenho a grata satisfação de proporcionar, fica guardada no meu coração e na minha história.