A busca por experiências tem sido uma tendência crescente entre as marcas. Muitas empresas têm se concentrado em criar ações que vão além do produto ou serviço em si com o intuito de encantar e fidelizar os consumidores. Nesse contexto, as agências surgem como aliadas para tirar do papel estratégias e iniciativas que dialoguem com o mercado.
Referência nesta área, a Formiga XP é considerada tradicional na capital no que diz respeito a trabalhos marcados pela inovação e criatividade. Presente há mais de uma década na cidade, sua atuação, hoje em dia, está focada na criação de funis de vendas e estratégias de marketing digital.
“Somos uma agência focada em criar experiências de marca. Desenvolvemos estratégias de vendas que realmente funcionam. Sempre nos adaptando às mudanças do mercado para entregar resultados excepcionais aos nossos clientes. Conseguimos transformar visões em realidade e superar as expectativas de quem confia em nosso trabalho”, conta Paulo Victor Jabour, diretor executivo.
Quando surgiu, a Formiga dedicava-se a tecnologia especializada em instalações e equipamentos para interatividade em eventos. Paulo Victor destaca que, na época, a empresa foi considerada uma das pioneiras para implementar tecnologias inovadoras com a aplicação de projeção mapeada e telas touch screen de grandes dimensões. “Trabalhamos diretamente com grandes clientes e sempre estivemos integrados ao mercado das agências e publicidades, colaborando estreitamente com as suas áreas de comunicação”, recorda.
Com o tempo, a Formiga expandiu a sua atuação para a comunicação digital e produção de eventos. O nome, nesse caminho, foi criado de forma natural. “Escolhemos ‘Formiga’ para simbolizar o trabalho em equipe e a resiliência, que são características fundamentais da nossa agência. As formigas são conhecidas por sua capacidade de colaborar eficientemente e enfrentar desafios com determinação. Já o ‘XP’ vem de ‘eXPeriência’, refletindo nosso compromisso em proporcionar experiências memoráveis e eficazes para nossos clientes”, comenta.
Dinamismo cultural
Outro nicho de relevância para a Formiga diz respeito a produção de eventos. Desde a sua origem, em tecnologia e interatividade, a agência atua com soluções para a área. “Sempre tivemos o objetivo de contribuir para o desenvolvimento criativo e cultural, e a produção de eventos oferece uma plataforma perfeita para alcançar esse propósito. Ao produzir eventos, conseguimos criar momentos impactantes que conectam marcas e público de maneira única e significativa”, conta.
No meio do caminho, surgiu a VBR Entretenimento como uma extensão natural da agência. “À medida que a Formiga se transformava de uma empresa de tecnologia focada em interatividade para uma agência de marketing digital e eventos. Ficou claro que precisávamos separar as operações de eventos de uma entidade própria. Assim, criamos a VBR Entretenimento para se especializar exclusivamente na criação e produção de eventos. O nome ‘VBR’ vem de ‘Viva Brasília’, uma homenagem à nossa cidade e ao seu dinamismo cultural”, contextualiza o diretor executivo.
O principal evento do ano, para a marca, é o Festival Vibrar, que acontecerá no mês de agosto no Parque da Cidade. Em sua segunda edição, contará com atrações nacionais de peso, incluindo Planet Hemp, Vanessa da Mata, Duda Beat, Nação Zumbi, Céu, Ritchie, Luedji Luna e Academia da Berlinda, além de atrações locais. “O Festival Vibrar – Viver Brasília ao Ar Livre tem como proposta acolher os brasilienses durante o inverno em um ambiente seguro, descontraído e ao ar livre, proporcionando uma experiência única para toda a família. Estamos muito entusiasmados e esperamos oferecer uma programação incrível para todos os participantes”, celebra Paulo Victor.
Três perguntas para Paulo Victor Jabour, diretor executivo da Formiga XP:
Quais são os maiores desafios de ser uma agência que dialoga, também, com a produção de eventos?
Os maiores desafios de ser uma agência que também atua na produção de eventos incluem a necessidade de coordenar múltiplos aspectos logísticos e criativos, garantindo que todos os elementos se integrem perfeitamente para criar uma experiência coesa. A gestão de tempo é crítica, pois eventos têm prazos fixos que não podem ser adiados.
Como lidar com grandes produções de eventos?
Lidar com grandes produções de eventos é uma tarefa complexa e multifacetada que envolve planejamento detalhado, coordenação rigorosa e execução precisa. Na prática, começamos com a concepção do evento, desenvolvendo ideias e conceitos em colaboração com o cliente. Depois, definimos todos os aspectos logísticos, incluindo localização, fornecedores, equipamentos e cronograma. A comunicação constante com todas as partes envolvidas é crucial para garantir que cada elemento do evento esteja alinhado e que quaisquer problemas sejam resolvidos rapidamente.Durante a execução, a equipe de produção deve estar preparada para adaptar-se a mudanças e imprevistos, garantindo que o evento ocorra sem problemas e conforme planejado.
Para o segundo semestre, há novidades saindo do papel?
Sim, temos várias novidades empolgantes para o segundo semestre. Na Formiga XP, estamos participando de concorrências com grandes clientes locais e nacionais desde o ano passado. Embora tenhamos chegado perto de vencer em algumas oportunidades, acreditamos que em breve iremos acertar a mão e conquistar uma dessas concorrências, o que nos permitirá expandir ainda mais nosso portfólio e alcance. Para a VBR Entretenimento, o ano de 2024 tem sido e continuará sendo muito significativo. Estamos prestes a fechar o ano com mais de 20 eventos realizados.