Considerado um lugar voltado a cuidados essenciais e de reencontro com a saúde por meio de terapias naturais, massagens e atividades físicas, o Bálsamo Spa conquistou o brasiliense devido aos seus métodos disruptivos relaxantes. Neste ano, celebrando duas décadas de atuação, a marca é responsável por promover uma mudança de hábitos na vida dos seus clientes.
”Desde 2004 aprendemos e ensinamos os caminhos do bem-estar e adotamos a alimentação natural como princípio elementar para a conquista de uma vida com mais equilíbrio entre o corpo e a mente”, destaca Pete Coe, nutricionista, naturopata e diretor do empreendimento.
Localizado no Lago Norte, há poucos minutos do centro da capital, o spa adota a filosofia da naturopatia, que tem como premissa o equilíbrio do homem com a natureza. Para isso, o Bálsamo é cercado de 20 mil metros de natureza com muitas plantas nativas do cerrado, jardins, horta orgânica, piscina, sauna turca, solarium, rancho de atividades coletivas e lounges para descanso.
Para tornar a estadia completa, os visitantes contam com o apoio de uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais de acupuntura, iridologia, yoga, pilates, dança, meditação, respiração, hidroginástica e alongamento. “Oferecemos também terapias corporais com o banho de argila, esfoliação com mel e sal grosso (gomage), além de várias técnicas de massagem”, complementa o diretor.
Nesta abordagem do Bálsamo, no que tange aos tratamentos de saúde, Pete explica que, para os tratamentos, a naturopatia é adotada como carro-chefe da casa. Sabe-se que o termo diz respeito a uma forma de medicina alternativa que busca obter a compreensão do corpo, mente e espírito da pessoa, conceito de sistema holístico que integra o ambiente.
Dietas naturais, suplementação nutricional, utilização de ervas medicinais, acupuntura, terapias de interação mente-corpo e hidroterapia são exemplos de ferramentas que são incorporadas no dia a dia da naturopatia. Essas ferramentas, associadas a um local repleto de verde e contato com o meio ambiente, permite o desenvolvimento do indivíduo que adentra ao spa.
“Hoje em dia, se fala muito dos benefícios do contato com a natureza. Isso ficou ainda mais evidente no período da pandemia de covid-19, porque as pessoas ficaram presas em às residências. O ser humano tem um encantamento pela natureza através das suas várias formas de manifestação: flores, pássaros e até mesmo a água que cai e que molha o solo”, destaca.
Equilíbrio e a vitalidade
De acordo com o Pete, o spa atendeu mais de 10 mil pessoas do Brasil inteiro e do exterior. O diretor indica que o método utilizado no Bálsamo é conhecido em aspecto mundial. “Tenho uma amiga médica, de Brasília, que está nos Estados Unidos, frequentando um spa com a mesma filosofia e metodologia de trabalho”, exemplifica.
Para o empreendedor, a riqueza do tratamento oferecido no seu spa está associada à possibilidade de encarar uma mudança de hábito para conquistar equilíbrio e vitalidade, favorecendo o bem-estar e a saúde. “Não é uma coisa mágica. Precisamos de ferramentas e instrumentos para isso e, pela natureza e o contato com o verde, com a terra e com a respiração, conseguimos”, indica.
Na avaliação de Pete, as pessoas estão acostumadas a recorrer à medicina tradicional sem analisar os sinais do próprio corpo. “Nossa ideia é respirar antes para ver o que está acontecendo. A sociedade está habituada a tomar remédios, mas ela precisa harmonizar o organismo como um todo. Precisa dormir bem, fazer exercício e tomar sol, por exemplo, se não adoecemos. Por isso, nossa ideia é equilibrar o organismo como um todo”, pontua.
Três perguntas para Pete Coe, nutricionista, naturopata e diretor do Bálsamo Spa:
Como surgiu a marca?
O Bálsamo Spa só surgiu depois de muitas experiências – umas bem sucedidas, outras não – na área de comunicação, que foi minha primeira formação acadêmica. Além disso, a ideia de trabalhar com saúde era um sonho desde criança, mas que a vida não favorecia. Tomei uma decisão drástica em busca do sonho, que foi o estopim para criação e mais uma necessidade de criar uma fonte de renda.
Quais os maiores desafios na atuação do Bálsamo Spa?
São muitos, mas destaco se fazer entender, para a clientela, um conceito novo de saúde e, também, sincronizar toda a equipe com a ideia. O conceito de cuidar da saúde com a prevenção não é muito fácil de ser difundido, especialmente entre homens que preferem ou necessitam gastar a saúde até o último suspiro. Mas cuidar do que temos de melhor e não remediar é uma poupança que a gente vai poder usar quando mais velho.
O que são as natuterapias do spa?
As natuterapias são baseadas nos elementos da natureza. No Bálsamo, temos as terapias baseadas nos banhos de sol, onde há locais apropriados para isso, inclusive para as áreas genitais. Para a água, realizamos diferentes tipos de banho, como o banho de assento, que é uma técnica antiquíssima e super eficiente; o banho de imersão em ofurô; e, também, o de vapor, que é parecido como uma sauna, mas se distingue porque a cabeça do indivíduo fica para fora. Conseguimos obter um contato com a terra por meio de aplicação de argilas e, ainda, o método de breathing, com o auxílio da respiração profunda.