Categories: Sem categoria

Evolução da atividade de RIG

De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), do Ministério do Trabalho e Emprego, a atividade de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) trata-se da atuação no processo de decisão política, da participação na formulação de políticas públicas, da elaboração e estabelecimento de estratégias de relações governamentais, da análise dos riscos regulatórios ou normativos e da defesa dos interesses daqueles representados nesses processos.

Ainda que pouco discutido, o assunto está presente no dia a dia da população em diferentes aspectos. Sabendo da relevância deste segmento, o Distrito Federal conta com a presença da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig). Fundada em 2007, sua principal missão é a promoção do diálogo ético e transparente entre a sociedade civil, o setor privado e o setor público.

A entidade surgiu no mesmo ano em que foi proposto o Projeto de Lei 1202/2007, que buscou disciplinar a atividade de RIG no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal. No entanto, após quinze anos de discussão, a Câmara dos Deputados aprovou o texto. A proposta, que segue para o Senado, estabelece como a defesa desses interesses deve ser exercida.

“A Abrig é referência para os profissionais e as empresas que atuam no setor e representa mais de 300 associados, entre pessoas físicas e jurídicas. Nos últimos dois anos, a Associação participou de audiências públicas na Câmara dos Deputados e no Senado Federal em defesa da regulamentação da atividade de RIG”, conta Jean Castro, presidente.

Em 2023, a entidade foi convidada a integrar o Conselho de Transparência, Integridade e Combate à Corrupção (CTICC), da Controladoria-Geral da União, ao lado de outras 29 entidades da sociedade civil e 11 autoridades do Poder Executivo federal. “A nossa Associação se destaca, também, pela produção de conteúdos técnicos e pela capacitação profissional, sendo pioneira em lançar uma certificação voltada às melhores práticas de atuação em Relações Institucionais e Governamentais”, complementa Jean Castro.

Com o objetivo de fortalecer a profissionalização e o crescimento da atividade de RIG no Brasil, a Abrig capacita o segmento por meio de cursos rápidos. Neste ano, por exemplo, será feita a 6ª edição do Curso de Extensão em Relações Institucionais e Governamentais com o objetivo de formar profissionais capazes de defender os interesses de empresas e instituições públicas e privadas, promovendo melhorias na competitividade e nos resultados financeiros.

“Fomentamos também a participação feminina em cargos de liderança. Dos 24 membros eleitos para a atual diretoria Abrig, 13 são mulheres. Essa é uma pauta que vem sendo debatida há anos na entidade e é defendida, sobretudo, pela nossa primeira vice-presidente, Francine Moor”, comenta Jean sobre as contribuições da entidade para a sociedade.

Regulamentação da atividade

De acordo com Jean Castro, a regulamentação da atividade de RIG é fundamental para assegurar mais transparência à atividade e, assim, vencer o estigma da palavra “lobby” – que é uma das 90 competências estabelecidas pela CBO para a atividade.

“Por meio de uma legislação, os profissionais irão dispor de regras claras para a sua atuação na defesa de interesses legítimos e na interlocução com os agentes públicos. A regulamentação também ampliará o acesso dos profissionais às Casas Legislativas e aos órgãos do Executivo, bem como a equidade de gênero no exercício profissional, conferindo mais segurança às mulheres que atuam no exercício de influência, tendo em vista a previsão de penalidade em caso de assédio”, ressalta.

Três perguntas para Jean Castro, presidente da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig):

De que forma a Abrig atua para promover a formulação de políticas públicas e marcos regulatórios?

Por meio da promoção de eventos como o Café com Autoridade e o Diálogo Abrig, que fomentam o diálogo sobre temáticas do cenário político e econômico do Brasil, e através da produção de materiais técnicos, que auxiliam os tomadores de decisão. Como exemplo, podemos citar o estudo “Regulamentação de RIG no Brasil”, que distribuímos às autoridades com quem nos reunimos nos últimos anos, a fim de dar embasamento às decisões, a partir das experiências internacionais, e colaborar com o avanço da regulamentação de RIG no Brasil. Recentemente, também elaboramos um conteúdo exclusivo de mitos e verdades sobre os principais pontos do PL 2914/2022 que estavam sendo questionados.

Quais são os desafios enfrentados atualmente?

A Abrig desponta, no Brasil, como a entidade que representa legitimamente os profissionais e empresas que atuam na atividade de RIG. Seu reconhecimento é inequívoco. Nosso maior desafio é manter essa liderança em prol, não só dos profissionais, mas da atividade de RIG como ferramenta legítima e essencial na democracia para o desenvolvimento da sociedade de forma justa e equilibrada, trazendo consigo os princípios fundamentais da nossa entidade: ética, transparência e diálogo na formulação de políticas públicas.

Chegando a 7ª edição, sobre o Prêmio Marco Maciel, qual a proposta da iniciativa?

O Prêmio Marco Maciel – Ética e Transparência na Relação Público-Privada é uma homenagem da Abrig às instituições e aos profissionais que engrandecem a atividade de RIG por meio de ações e projetos que incentivem a ética, a transparência e o diálogo em sua atuação. A premiação foi criada em 2017, ano em que a Abrig completou 10 anos de fundação, e já reconheceu mais de 100 cases de sucesso.

gabriellacollodetti

Recent Posts

Terra mágica no coração do DF

Brincar faz parte do desenvolvimento infantil, de acordo com especialistas da área de educação. Além…

7 dias ago

Soluções de broadcast para o mundo

Responsável por automatizar e integrar o fluxo jornalístico, a SNews foi criada por Dino Maia…

2 semanas ago

Comida nordestina na capital

Na década de 1970, surgia, em Brasília, um dos restaurantes mais tradicionais da capital: o…

3 semanas ago

Impressões que contam histórias

De acordo com o Mordor Intelligence, empresa de inteligência de mercado e consultoria, o segmento…

4 semanas ago

Descarte correto de resíduos orgânicos

Neste mês de agosto, o Brasil deveria extinguir o uso de lixões em todo o…

1 mês ago

Beleza, estética e perfumaria premium

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec),…

1 mês ago