Único e múltiplo são os adjetivos utilizados no slogan do Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). Os termos buscam fazer referência ao espaço, localizado no Setor de Clubes Esportivos Sul. A construção, realizada em 2011, deu origem a um dos maiores ambientes da América Latina para a realização de eventos de diferentes nichos e formatos.
“Para poder competir com os grandes centros de convenções de São Paulo e Rio de Janeiro, o centro de convenções deveria possuir atributos estruturais, facilidades e qualidade de serviços diferenciada. Assim, cada detalhe foi pensado e várias soluções foram planejadas pelo grupo técnico responsável pela obra e pelo produto CICB, que também visitou outros empreendimentos e consultou vários especialistas no setor”, explica Marcos Cumagai, conselheiro do Consórcio Capital, que administra o CICB.
Com 135 salas distribuídas em cinco pisos que permitem acomodar aproximadamente 20 mil pessoas sentadas, o CICB soma mais de mil reuniões, conferências, congressos e diferentes tipos de ocasiões. Segundo Cumagai, a robustez do estabelecimento permite a implementação de eventos variados e que atinjam públicos diversificados.
“Um atributo bastante importante no que diz respeito à estrutura é a modularidade das salas, que permite rapidamente configurar e reconfigurar ao ambientes em diferentes layouts (arrumação de salas e espaços), incluindo diferentes tipos de eventos, desde uma plenária para cinco mil pessoas em uma conferência com 60 salas de palestras/simpósios científicos, a 10 quadras para a prática de esporte ‘indoor’, como foi o caso recente dos Grand Slam Internacional de Judô, em 2019; e Jogos Universitários Brasileiros (JUBS), em 2022”, indica.
Segundo Marcos Cumagai, cada evento pode ser feito de forma customizada e individual, desde o acesso ao estacionamento, áreas de credenciamento e entradas às salas de eventos. Cumagai explica que, na prática, tudo pode ser separado de forma a oferecer privacidade a cada cliente e aos participantes dos eventos.
“Também contamos grandes auditórios que possuem pé direito de variando de seis a dez metros, iluminação natural, jardins e grandes áreas verdes, espaços de ‘descompressão’, restaurantes, cozinha industrial e cozinhas de distribuição e apoio totalmente equipadas, com capacidade de produção de sei mil refeições a cada 30 minutos, que oferecem ainda, a possibilidade de vários fornecedores de alimentação trabalhando simultaneamente para atender a diversos eventos”, conta.
Além de todo o espaço destinado à realização dos eventos, o CICB ainda incluiu na sua estrutura uma usina para garantir o fornecimento de energia e redundância para total segurança dos clientes e do público. “Para deixar o nosso espaço mais completo, dispomos de internet de altíssima qualidade; ar condicionado com dupla filtragem em todos os ambientes, garantindo o conforto térmico; e divisórias acústicas a prova de vazamentos de som. Esses atributos trazem o reconhecimento do mercado ao CICB”, informa.
Aspectos voltados à sustentabilidade também fazem diferença para o centro de convenções. De acordo com Cumagai, toda a energia consumida no CICB é gerada por fontes renováveis com certificado internacional de energia renovável. Além disso, o lixo orgânico produzido pela cozinha de produção e o consumo dos restaurantes são depositados na usina de compostagem instalada no espaço, produzindo adubo orgânico.
Mercado de eventos
Em 10 anos de operação, o CICB já sediou mais de mil eventos. Para Cumagai, Brasília, tem condições de ser reconhecida como a capital dos eventos no Brasil, sobretudo dos grandes congressos e fóruns organizados por diferentes entidades do mercado associativo.
“Brasília possui uma localização estratégica. Nosso aeroporto, que além da envergadura e qualidade, se transformou em um grande hub aéreo para todo o Brasil. A logística da cidade é muito positiva, onde, em 15 minutos, você consegue se deslocar dos setores hoteleiros aos principais pontos turísticos, centros de convenções e do Plano Piloto”, avalia.
Três perguntas para Marcos Cumagai, conselheiro do Consórcio Capital, que administra o CICB:
Qual a importância do Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) para o DF?
Acreditamos que o CICB contribuiu para a reinserção de Brasília no circuito dos grandes eventos e congressos nacionais e internacionais, contribuindo também para a ampliação e diversificação de todo o setor no Distrito Federal, impactando positivamente à hotelaria, restaurantes, setor de transportes e logística e o lazer.
Por que o ambiente se tornou um espaço tradicional em Brasília para a realização de eventos?
O CICB hoje é reconhecido por vários segmentos de negócio como o principal, senão o melhor centro de convenções do Brasil para reuniões, fóruns, grandes conferências, convenções e congressos. Esse reconhecimento é significativo e importante porque vem diretamente dos clientes, dos meios especializados do setor de turismo e eventos, incluindo associações de classe.
De que forma o CICB aposta em tecnologia e inovação no seu espaço?
O CICB investe significativamente em automação, processos e sistemas. O time de gestão acompanha “on-line” e em tempo real cada movimento, desde o primeiro contato com o cliente até a captação, contratação do evento, passando por sua realização e gestão financeira administrativa. Com isso, praticamente todos os processos foram automatizados, obtendo agilidade, informação única e controle administrativo e financeiro das nossas operações.