No ano passado, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) indicou que o setor de alimentação saudável, no Brasil, cresceu 98% nos últimos anos. A entidade avaliou que essa tendência, que estava ganhando força entre os brasileiros, foi acelerada devido a pandemia de Covid-19. Foi estimado que, em 2020, as vendas de produtos deste nicho atingiram R$ 100 bilhões no país, segundo a Euromonitor International.
Na capital federal, uma das referências em produtos orgânicos e saudáveis é o mercado Malunga, que atua com o intuito de oferecer variedade e qualidade de alimentos para a comunidade. A marca também busca semear a conscientização da população no que diz respeito à alimentação saudável. Segundo a empresa, busca-se tecer uma rede colaborativa para fomentar o cuidado com a saúde do ser humano e do planeta.
Apesar de ser um estabelecimento que já está integrado ao dia a dia dos brasilienses, a história do Malunga começou bem antes da inauguração da primeira loja. “A fazenda Malunga já entregava hortaliças, legumes e laticínios orgânicos em Brasília. No entanto, a demanda por uma maior variedade de opções era grande e, com isso, surgiu a ideia do primeiro empório, reunindo fornecedores de orgânicos da região e de todo o Brasil, possibilitando ao consumidor inserir o alimento orgânico em todas as suas refeições”, relembra Joe Valle, sócio-fundador do mercado.
A partir desse insight, o empresário destaca que o empório se expandiu com a entrada de um sócio e se tornou mercado Malunga, ampliando o portfólio e reunindo variedade de alimentos orgânicos, saudáveis e sustentáveis disponíveis, além das hortaliças frescas vindas da própria fazenda da rede, que iniciou toda a trajetória de sucesso da marca. Atualmente, a rede conta com um quadro de 60 funcionários e quatro unidades em Brasília, localizadas no Lago Sul, Sudoeste, Asa Sul e Asa Norte.
“A fazenda Malunga é a base que fundou a história do mercado Malunga. O seu propósito e a sua cultura se relacionam, além de ser o principal fornecedor do mercado, entregando seus produtos diariamente em cada loja. Ela fica a 70km de Brasília. São 100 hectares de área plantada, entre hortaliças e legumes, com mais de 30 variedades”, ressalta Valle.
O sócio-fundador indica que, apesar de ser uma marca recente, o Malunga foi pioneiro na produção de orgânicos no Distrito Federal. O empreendedor avalia que o alimento orgânico é capaz de conscientizar as pessoas com relação à alimentação saudável, indo além da proteção do meio ambiente, que também é uma característica marcante dentro desse segmento.
“Valorizamos um produto que tenha em seu pilar principal o respeito à natureza e seus ciclos; que valorize o trabalhador rural e sua saúde. O alimento orgânico promove uma rede colaborativa desde a produção até ao consumidor final, que sabe que aquele produto representa muito mais que um alimento”, complementa.
Além disso, Valle indica que o Malunga aposta nos orgânicos por se tratar de um estilo de vida adotado pela marca. Para ele, os agrotóxicos são nocivos à saúde do planeta e, por isso, torna-se necessário encontrar saídas sustentáveis, especialmente para a produção de alimentos. “Nosso posicionamento se estabelece nas opções que priorizamos oferecer aos nossos clientes, pois valorizamos uma alimentação segura, transparente e que traga benefícios para saúde de quem o consome”, destaca.
Novidade em agosto
De 18 a 20 de agosto, na unidade do Sudoeste, a empresa irá realizar a primeira feira Natural Malunga, onde reunirá as principais novidades da Naturaltech, maior feira de produtos naturais da América Latina; e do Bio Brazil, grande encontro anual do mercado orgânico no país. O intuito da iniciativa é apresentar as últimas tendências do mercado de alimentos saudáveis e orgânicos. “Os próprios fornecedores estarão presentes, com degustações, para aproximar o consumidor de quem produz os alimentos e, assim, tecer uma rede colaborativa orgânica e saudável”, informa.
Três perguntas para Joe Valle, sócio-fundador do mercado Malunga:
Como o Malunga se tornou referência em produtos orgânicos e frescos de qualidade?
Persistência, pois a produção de orgânicos é extremamente desafiadora. São diversas variáveis que precisam estar alinhadas para que a produção dê bons resultados para empresa. Hoje, com 30 anos de história, a Malunga se mantém pela persistência da equipe, de uma cultura bem estabelecida e propósitos bem alinhados, além da mentalidade de buscar soluções.
Quais os grandes diferenciais da rede?
Nosso principal diferencial é termos nossa própria produção de orgânicos, que abastece as lojas todos os dias e fica apenas a uma hora de Brasília, garantindo um produto fresco para os nossos setor de frutas, legumes e verduras, que é 100% orgânico. Analisamos todos os produtos que entram no mercado, garantindo ao cliente confiança e qualidade quanto às marcas saudáveis selecionadas.
De que forma o Malunga busca estimular empresas familiares?
Valorizamos todo produto advindo da agroindústria e agricultura familiar. Temos espaços nas nossas lojas reservados apenas para estes produtos e buscamos comunicar aos clientes de sua importância, além de estarmos sempre abertos e recebendo empresas familiares na fazenda para troca de experiências. Damos oportunidades aos pequenos empresários que precisam da primeira experiência para formalizar seu negócio e entrar no varejo. Temos tido muitos casos assim e somos muito realizados com isso.