Em janeiro deste ano, a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) indicou que, até 2024, o mercado de Tecnologia da Informação (TI) abrirá 420 mil vagas de emprego no Brasil. Quando comparado com as demais regiões, Brasília foi considerada, há dois anos, a terceira maior cidade com postos de trabalho para esse segmento, segundo o Sindicato das Empresas de Serviços de Informática do Distrito Federal (Sindesei/DF).
Uma das empresas candangas que compõem o quadro tecnológico da capital é a Opportuna Tecnologia. Fundada há meia década pelos executivos André Roriz, CEO; e Gabriel Borges, COO, ambos com formação na área de Ciência da Computação, a atuação do empreendimento é voltada às soluções de software.
“Entendemos as soluções de software como um diferencial para o negócio, seja para alavancar vendas ou diminuir o trabalho operacional da empresa”, explica André Roriz. Com variedade de produtos, o portfólio da Opportuna possui destaque para sistemas web e mobile, plataformas on-line e ferramentas automatizadas.
“Desenvolvemos projetos únicos, completamente personalizados, para automatizar processos manuais e torná-los inteligentes. Também construímos aplicativos móveis para startups e empresas de pequeno, médio e grande porte. Nossa experiência é abrangente e comprovada em diversos projetos no mercado privado brasileiro”, contextualiza.
Além disso, a Opportuna também oferece consultoria de tecnologia; acompanhamento consultivo em tomadas de decisão; e entendimento do negócio, onde este último é responsável por manter em constante atualização o software existente; dar continuidade nas soluções que estão em viabilização e evoluir com a criação de novas funcionalidades; e identificar erros para corrigir o que não está desempenhando da forma ideal.
“Com uma abordagem ágil e enxuta em nosso processo de criação e/ou manutenção de tecnologia com parceiros de negócios, oferecemos sempre uma visão consultiva para melhorar o poder de decisão em relação ao que vai ser feito e, principalmente, por oferecer uma percepção concreta da evolução e entrega dos serviços oferecidos”, informa.
André ressalta que o trabalho é realizado com muita transparência, seriedade e, também, com uma relação de confiança durante toda a parceria. “Desta forma, temos obtido resultados satisfatórios que corroboram para o crescimento da empresa”, avalia.
Grandes oportunidades
Apesar de ser vital para o funcionamento de um empreendimento, o CEO da Opportuna alerta acerca da implementação das tecnologias de forma correta. Para ele, a decisão deve ser tomada com cautela, visto que pode trazer retrocessos para os negócios que não souberem aplicá-las.
Nesse cenário, André também avalia mais um ponto de atenção. “Acreditamos que uma das principais dificuldades encontradas por empreendedores, empresários e gestores é o entendimento de que a tecnologia pode se tornar um grande investimento, não sendo apenas um custo para o negócio”, comenta.
O especialista pontua que, a partir do momento em que a estratégia de negócio está alinhada com pessoas, processos e ferramentas, a empresa consegue se posicionar no mercado de forma competitiva e, dessa maneira, os resultados financeiros surgem. “Com o apoio estratégico da área de tecnologia, os resultados são expressivamente melhores”, reforça.
Carreira promissora
“Com o surgimento da internet, o mercado acelerou de uma forma avassaladora e, no início dos anos 2000, muitas empresas optaram por não usar tecnologia em seus negócios. Atualmente, essa decisão não é mais optativa”, comenta André.
O CEO da Opportuna indica que, todos os anos, novos empreendimentos surgem com uma cultura onde a tecnologia impulsiona o negócio com uma operação de baixo custo, tornando os preços mais atrativos e mais competitivos para o mercado e seus clientes.
Dessa forma, na visão do profissional, cabe uma avaliação: “com esse novo ecossistema de mercado, as empresas precisam entender se o futuro é uma questão de sobrevivência ou de crescimento e oportunidades”, reitera.
Desenvolvemos projetos únicos, completamente personalizados, para automatizar processos manuais e torná-los inteligentes. Também construímos aplicativos móveis para startups e empresas de pequeno, médio e grande porte
– André Roriz, CEO da Opportuna Tecnologia
Três perguntas para André Roriz, CEO da Opportuna Tecnologia:
Como surgiu a Opportuna Tecnologia?
Após alguns anos empreendendo na criação de produtos e trabalhando no mercado de desenvolvimento de software, decidimos iniciar uma operação na prestação de serviços para empresas com uma abordagem especializada.
Culturalmente, temos uma abordagem de proximidade e bom relacionamento com nossos clientes, onde todo o trabalho é conduzido em coautoria e com muita interação para superar os resultados esperados.
Como é a atuação da Opportuna?
A Opportuna Tecnologia trabalha com uma abordagem ágil e enxuta em nosso processo de criação e/ou manutenção de tecnologia com parceiros de negócios (clientes).
Como você avalia o mercado de tecnologia atualmente?
Podemos dizer que o mercado de tecnologia no Brasil e no mundo, hoje, é dividido em duas vertentes: a primeira, são as empresas que possuem uma visão de futuro e que procuram acompanhar as tendências e oportunidades oferecidas pelo mercado e principalmente pela forma de consumo dos seus clientes, aproveitando o poder de escala. A segunda vertente são as empresas que têm ou vão ter dificuldade em se manter no mercado pelo fato de não acompanhar as tendências de mercado.