Renata La Porta, chef e empreendedora

Paixão pela gastronomia

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Um dos buffets mais premiados do Distrito Federal não nega a receita do seu sucesso. Aspectos como criatividade, dedicação e paixão pelo que é feito são essenciais para o êxito do Renata La Porta Buffet, empresa considerada referência no segmento de eventos e alimentação. Segundo o empreendimento, 60% do trabalho é realizado no meio corporativo, enquanto os 40% restantes dizem respeito a ocasiões sociais, como batizados, aniversários e casamentos.

“Tenho muito amor pelo que faço e eu transmito esse sentimento para a minha equipe. A gente tem uma cultura muito forte. Um profundo carinho e respeito pelos nossos clientes. O que eu mais ouço é que a minha equipe é bem treinada e competente”, comenta Renata La Porta, chef e empresária, que atua com 102 colaboradores fixos e mais de 300 freelancers. Entretanto, esse reconhecimento não surgiu de repente. A gastrônoma conta que esse cenário, no seu empreendimento, está sendo construído há 27 anos.  

Além de todo o envolvimento afetivo, para a empreendedora, o sabor único dos seus pratos também é responsável por promover uma experiência memorável para os seus clientes. Renata conta que muitos buffets possuem uma aparência incrível, mas não se destacam com a comida. Com ela, a realidade é diferente.

“Eu realmente sou apaixonada pela gastronomia, então eu preciso de sabor, não posso só ter aparência. A criatividade com certeza também é uma marca do nosso sucesso e, do ponto de vista de gestão, há muita disciplina e controle. Tudo é feito de uma forma muito bem cuidada”, comenta.

Contudo, assim como em outras áreas, o mercado de buffets também possui os seus contratempos, como questões financeiras e de planejamento. No entanto, com a expertise de quase três décadas dentro do segmento, Renata dribla as dificuldades e alerta: é necessário ter um bom conhecimento econômico para gerir os negócios. 

“O mercado de buffet é muito desafiador no sentido de que o gestor tem que ter um bom conhecimento de fluxo de caixa, visto que é um tipo de empresa que tem recebimentos antecipados. Se a pessoa não possuir esse conhecimento, ela pode ter sérios problemas”, ressalta. “Também existem os riscos e custos do Brasil, que são complexos para todos segmentos de empreendimento”, complementa.

Nesse âmbito, a empresária indica a necessidade de reiterar a atenção com questões trabalhistas e jurídicas. Custos voláteis, instabilidades e diferentes momentos do mercado também são realidades que as empresas devem estar cientes que vão enfrentar. “É complicado trabalhar no Brasil, mas, os empreendedores brasileiros são muito criativos e sempre têm um jeito de sobressair às dificuldades”, pontua. 

Apesar do grande escopo de atuação e tempo dedicado para conseguir manter lucro e sucesso com as atividades do seu negócio, o trabalho árduo gera resultados positivos. Renata celebra a intensa busca do público pelo seu buffet.

“Estamos com uma demanda imensa. Acredito que tivemos o melhor janeiro de todos os 27 anos de funcionamento. Para mim, isso se deve a duas coisas: primeiro, ao aquecimento do mercado e, segundo, o nosso nome. Nós crescemos muito”, celebra. 

Tenho muito amor pelo que faço e eu transmito esse sentimento para a minha equipe. A gente tem uma cultura muito forte. Um profundo carinho e respeito pelos nossos clientes. O que eu mais ouço é que a minha equipe é bem treinada e competente

– Renata La Porta, chef e empresária

Premiação

Em outubro do ano passado, Renata La Porta ganhou, pela quinta vez, a categoria de melhor buffet de festa no prêmio Encontro Gastrô. Dividido em cinco grandes categorias – Diversão, Lanches e Guloseimas, Restaurantes, Profissionais, Melhor Restaurante de Brasília e Restaurante Revelação –, os troféus premiaram as melhores casas e profissionais de diferentes setores.

“Eu enxergo essa conquista de duas formas: com uma imensa honra e imensa responsabilidade. Ganhar prêmio é maravilhoso, mas precisamos ter sempre em mente que as pessoas que chegam aos nossos eventos querem desfrutar sempre do melhor. Elas querem ser surpreendidas”, diz. 

Renata também pontua que todo o reconhecimento veio por meio de muita especialização. “A gente tem investido na nossa capacitação e criatividade, o que tem trazido resultados. Recebemos muitos feedback positivos. Ver os clientes tão felizes não tem preço. É o meu maior motivo para celebrar”. 

Três perguntas para Renata La Porta, chef e empreendedora:

O que mais te encanta no mercado de buffet?

Tudo me encanta! Eu sou louca pelo o que faço, apaixonada pela gastronomia e pelos vinhos. Amo as louças, os sousplat e até mesmo os guardanapos de uma mesa posta. Adoro inovar na forma de servir, então, realmente, é difícil falar sobre uma coisa só. Mas se eu tivesse que escolher apenas uma questão, diria que o que mais me encanta é poder surpreender e realizar os sonhos das pessoas. Isso não tem preço.

Qual o seu público-alvo?

Trabalho com um público premium, mas isso não tem a ver com dinheiro, mas sim com gosto. São pessoas que valorizam a gastronomia, feita com bons ingredientes e que prezam por um serviço bem feito. Nosso público é esse. Há clientes que me sinalizam não possuir muito dinheiro para gastar e, mesmo assim, fazem questão de solicitar o nosso trabalho devido ao sabor e a qualidade do serviço oferecido. 

Como você analisa o mercado para oferecer o melhor serviço aos seus clientes?

De duas formas. Primeiramente, conversando com o meu cliente. É uma capacidade e um talento que eu tenho para entender o que vai casar bem com os eventos e, até mesmo, o que combina com o estilo do anfitrião, porque às vezes nem os clientes sabem. Em segundo, eu uso muito as minhas viagens para pegar inspiração e ter ideia de cardápios, por exemplo.