abandono de animais: a imagem mostra Daniella Nardelli, fundadora do Projeto de adoção São Francisco.
CBPFOT080720160522 Foto: Marcelo Ferreira/@cbfotografia.Daniella Nardelli, fundadora do Projeto de adoção São Francisco.

Toda ajuda é bem-vinda

Publicado em adoção

Abandono de animais: Esta época do ano, infelizmente, registra a maior taxa de abandono. Tutores irresponsáveis saem de férias e esquecem o bicho. Por isso, este é o mês crítico para os abrigos, que precisam de mais doações que o habitual

 

Durante todo o ano, é triste encarar a realidade de milhares de animais abandonados pelas ruas. A Organização Mundial da Saúde estima que, somente no Brasil, existam cerca de 30 milhões de bichinhos desamparados, sendo que 10 milhões são gatos e 20 milhões, cachorros. Em cidades de grande porte, como Brasília, esse número tende a aumentar justamente durante os festejos de fim de ano — 70% em comparação aos meses anteriores, calcula a ONG Arca Brasil.

Orcileni Arruda, responsável pelo Abrigo Flora e Fauna, confirma esse triste dado.

 

“O problema é que muita gente prioriza seu próprio entretenimento, então, quando chega o fim do ano, com férias e viagens, essas pessoas não pensam duas vezes antes de deixar o animal para trás”, aponta. Infelizmente, também é uma época em que muitas adoções acabam sendo revertidas, apesar de todo o esforço da ONG em conhecer o perfil dos adotantes.

 

Com tantos abandonos, o essencial é que as pessoas ajudem a manter os abrigos em um momento tão difícil e cheio de bichinhos carecendo de atenção e bons cuidados. “Poucos nutrem o amor pelo animal para passar por essa fase, mas, com um pouco de ajuda, podemos proporcionar uma vida de qualidade para esses animais”, completa Orcileni.

Hoje, o abrigo conta com aproximadamente 500 animais. “Investimos muito em trazer suprimentos. Pessoas que estão dispostas a ajudar são muito bem-vindas, pois estamos sempre passando por transformações para comportar todos os animais”, observa a coordenadora. O objetivo é melhorar a condição da chácara para dar mais qualidade aos pets que aguardam a adoção. Na semana passada, foi realizado um bazar natalino para arrecadar doações, como ração, medicamentos, jornais ou tapetes higiênicos.

O Projeto Adoção São Francisco tem o diferencial de contar com diversos lares temporários, em vez de um único ambiente. Daniela Nardelli, uma das responsáveis pela iniciativa, que hoje cuida de cerca de 120 animais, não deixa de destacar que o momento não é favorável para adoção. “Se não fôssemos tão rigorosos, poderia dizer que a procura por adoções aumenta, mas por impulso. Não é uma boa adoção, pois, ano que vem, nas férias, esse animal vai estar na rua de novo.” A ideia de ter um bichinho de estimação não deve nunca acontecer no entusiasmo do momento — é importante que as pessoas estejam conscientes das responsabilidades envolvidas. Para Daniela, a ajuda das pessoas com diferentes doações é essencial.

A Pet Adote, uma associação fundada com o intuito de dar suporte clínico a animais abandonados, também conta com lares temporários que ajudam os bichinhos. Alda Oliveira, a coordenadora, continua se espantando com a irresponsabilidade dos tutores nesta época do ano. “As pessoas vão viajar e não têm lugar para deixar o animal. Então, escolhem abandonar. Isso é comum, mas não deixa de ser frustrante”, desabafa. Ao longo do ano, são organizados eventos para promover doações, mas durante as festividades natalinas é que as campanhas são fortalecidas, justamente para compensar a superlotação do abrigo. “Este mês, realizamos um natal solidário para arrecadar ração e medicamentos, que são essenciais.”

Todos os projetos de proteção animal precisam de doações. Alguns têm pontos de coleta, o que facilita a vida de quem quer ajudar, mas tem dificuldade de entregar os suprimentos. Doações em dinheiro também são bem-vindas. Em razão das festas, as feiras de adoção já se encerraram. Porém, em janeiro, elas já estão de volta.

 

Como ajudar

Abrigo Flora e Fauna
A petshop Di Petti, na 108 Sul, recolhe doações diariamente. Além disso, quem quiser doar diretamente no abrigo, tem acesso à chácara no último domingo de todo mês para um mutirão.

Banco do Brasil (Orcileni Arruda de Carvalho, responsável)
Agência: 1239-4 / variação: 51
Conta: 40059-9

No site vakinha.com.br, também é possível doar qualquer quantia.
Para quem quiser pesquisar mais sobre o abrigo:
https://www.facebook.com/abrigofloraefauna
http://www.abrigofloraefauna.org.br/


Projeto Adoção São Francisco
As lojas Cia da Terra recebem doações durante todo o ano, mas quem quiser doar diretamente ao grupo, pode entrar em contato por Facebook, e-mail ou site.

Banco do Brasil (Projeto Adoção São Francisco)
Agência: 3475-4
Conta: 33.383-2

Para saber mais sobre o projeto:
adocaosaofrancisco@gmail.com
http://projetoadocaosaofrancisco.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/projetoadocaosaofrancisco


Pet Adote
A clínica Pet Adote, no Paranoá, recebe todos os tipos de doações. Para quem não tem disponibilidade de ir até o local, a associação conta com colabores que se prontificam em recolher suprimentos em todos os endereços do Distrito Federal. Para isso, basta entrar em contato com a equipe.

Conheça o projeto:
https://www.facebook.com/petadotee/
(61) 3532-9449 e 98441-5236
Endereço: Quadra 24, Conjunto A, Lote 11, Loja 02, na Avenida Transversal do Paranoá.