2016. Crédito: Flickr/Reprodução. Pais da natureza. Raposa Vermelha. Foto: Flickr/Reprodução. Pais da natureza. Raposa Vermelha.

Meu pai é animal

Publicado em bichos

(da Revista do Correio)

 

O mundo animal é guiado pelos instintos e pelo desejo de preservação da vida: da própria e da prole. Por causa da necessidade de reproduzir e dar continuidade à espécie, as fêmeas, normalmente, tomam para si o papel mais ativo na criação dos filhotes. Na maior parte dos casos, os machos só ficam ao lado delas no período da reprodução. Depois, saem em busca da próxima conquista sexual, com o objetivo de espalhar o seu gene e ter como certa a sobrevivência ao longo dos anos.

Alguns, porém, seguem seus caminhos solitários. No caso dos ursos marrons, por exemplo, os machos não participam de nenhuma atividade com a fêmea, exceto o momento do acasalamento, e podem até matar os próprios filhotes por engano, se, por acaso, encontrá-la novamente.

Apesar disso, algumas espécies, porém, possuem uma organização familiar diferenciada, na qual os pais têm um papel ativo no cuidado dos filhotes. As responsabilidades são variadas e vão, desde alimentar, proteger, incubar os ovos, a até mesmo gerar a vida. Acredite: alguns papais bichos também engravidam.

 

Foto: Flickr/Reprodução.
Foto: Flickr/Reprodução.

 

 

 

Pinguim-imperador

O pai pinguim-imperador cuida dos seus filhotes no frio da Antártida enquanto as mães vão se alimentar no mar. No período em que elas estão fora, os machos incubam os ovos e “amamentam” os filhotes com uma substância superenergética, por meio de uma glândula do esôfago. Segundo o biólogo e professor de comportamento animal do UniCEUB, Raphael Corrêa, os pinguins passam meses sem comer e perdem quase 50% da massa corporal durante esse processo.

 

 

 

 

Foto: Freeimages
Foto: Freeimages

 

 

Raposa vermelha

Os machos dessa espécie, normalmente encontrada no hemisfério Norte, podem ser considerados verdadeiros “paizões”. Quando os filhotes estão ainda pequenos, são eles os responsáveis por alimentá-los, além de cuidar da fêmea e defender a família de predadores. Mesmo depois do amadurecimento da prole, os pais ainda têm um papel essencial: quando as crias deixam a segurança do núcleo familiar e seguem, sozinhos, seu próprio caminho, o pai as acompanham de longe e deixa carcaças de animais pelo trajeto para que não passem fome.

 

 

 

Foto: Prefeitura de Ipojuca/Divulgação.
Foto: Prefeitura de Ipojuca/Divulgação.

 

Cavalos-marinhos

O cavalo-marinho está entre os melhores exemplos de espécies em que os machos assumem uma postura importante na criação dos filhotes. Afinal, são eles quem engravidam. Eles possuem uma bolsa especial na região da barriga, na qual fêmeas depositam os ovos. Assim, são os machos que carregam, ali, os ovos fecundados até os filhotes nascerem.

 

 

 

 

 

Foto: Rick Sammon
Foto: Rick Sammon

 

 

 

Jaçanã (Jacana jacana)

“Nessa espécie, as fêmeas formam verdadeiros haréns de machos que são os responsáveis por cuidar dos filhotes”, conta Raphael. Estão entre as

atribuições masculinas a incubação e

a proteção dos filhotes.

 

 

 

 

 

Foto: Flickr/Reprodução
Foto: Flickr/Reprodução

 

Peixe esgana-gato (Gasterosteus aculeatus)

Esse peixe apresenta um comportamento muito protetor. “Ele faz um alto investimento na defesa e na manutenção do ninho, movimentando a nadadeira próximo aos ovos para deixar o local mais oxigenado. Também defendem bravamento o ninho contra o ataque de outros machos”, explica o biólogo Raphael Corrêa.