_ACN2770 Foto: Antonio Cunha/CB/D.A Press. Eduardo e Júlia Oliveira com o cachorro Jack Bauer no Parque da Cidade.

Fotografe seu pet e ganhe prêmios

Publicado em concurso pet, Eventos Pet, fotografia pet

(por Renata Rusky, do Correio Braziliense)

 

O Correio Braziliense lançou, na semana passada, a segunda edição do concurso cultural Meu Pet é Show.

Até 15 de novembro, os leitores do Distrito Federal maiores de 16 anos podem se cadastrar no site www.correiobraziliense.com.br/meupeteshow e enviar a melhor foto de seu pet. Menores de 16 anos também podem participar por meio de representante legal.

A intenção é valorizar e ressaltar o amor do brasiliense pelos animais e estreitar o laço entre o jornal e a população da capital.

Segundo pesquisa da Comissão de Animais de Companhia e do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal, 42% das residências têm pelo menos um cachorro. Cruzando os números de habitações, segundo o Censo do IBGE, isso significa 325 mil cães na cidade. Os gatos ficaram de fora desse estudo. No entanto, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do IBGE, 6,9% dos domicílios do DF abrigam felinos. Para participar do concurso, vale clicar todo tipo de bicho de estimação: um amigo canino, um gatinho, peixes, passarinhos e até os mais exóticos. Afinal, amor e amizade não têm raça e nem distinção.

Ao todo, serão três vencedores. O primeiro lugar ganhará uma máquina de café Nespresso U Creme Puro 220V. O segundo levará um espumador de leite Nespresso Aeroccino 3 220V e o terceiro, dois pares de xícaras Nespresso. Além disso, todos recebem um vale-compras para utilização no evento Brasília Pet Show 2015, que acontecerá em 21 e 22 de novembro, no Estádio Mané Garrincha. Na primeira edição do concurso Meu Pet é Show, em 2014, o Correio recebeu mais de duas mil fotos. Por isso, além das três fotos premiadas, outras serão escolhidas para fazer parte da exposição fotográfica do jornal no Brasília Pet Show 2015.

Com celulares tão modernos, tirar foto é cada vez mais frequente.

 

Foto:Antonio Cunha/CB/D.A Press.
Foto:Antonio Cunha/CB/D.A Press.

 

 

A bancária Cleide Damaceno (foto ao lado), 33 anos, conta que, no aparelho dela, tem mais retratos da pequena Nina do que de qualquer pessoa da família. Tudo que ela faz é motivo  para cliques. A cadela, porém, muda de humor. “Ela não gosta de foto de jeito nenhum. Só temos uma foto dela sorrindo”, conta Cleide. Mesmo assim, ela insiste e não  deixa de fotografar a cadelinha.

Já no caso da família Oliveira, a concorrência é complicada. O filhote de labrador, Jack, de seis meses, disputa a atenção das lentes das câmeras com Júlia, de 4 anos,   que  se diz mãe do cão. O pai, Eduardo Oliveira, 34, bancário, conta que fotos de qualquer um dos dois em redes sociais sempre recebem vários elogios. Quando junta ambos na mesma foto, então, o sucesso é completo.

 

 

 

 

 

DICAS:

Os fotógrafos do Correio Braziliense Antônio Cunha e Gustavo Moreno dão dicas para você tirar a melhor foto possível.

Se o animal permitir, fotografar bem de perto

Angular a câmera bem próxima ao rosto

Não usar lentes que vão distorcer o pet, como uma grande angular

Flash pode assustar o bicho de estimação: prefira luz natural

Principalmente se a foto for tirada do celular, a luz natural é a melhor opção

O sol das 7h e das 19h é mais suave e dá um efeito bonito

Luz artificial faz com que a foto perca qualidade

Principalmente nos cachorros, os olhos e as orelhas são muito expressivos, foque neles

É interessante brincar com acessórios no pet

Quanto mais fotos forem tiradas, mais chance de sucesso

Serviço:

Período de envio de fotos: 3 a 15 de novembro, pelo site www.correiobraziliense.com.br/meupeteshow

Limite de fotos por pessoa: 1

Idade para participar: a partir de 16 anos ou menores por meio de representante legal

Participação gratuita

Divulgação do resultado: 18 de novembro no hotsite do Concurso