Comuns por causa do hábito de limpeza dos gatos, bolas de pelo nem sempre são expelidas e podem causar obstrução intestinal
Os gatos são animais extremamente limpos e fazem sua higiene com sucessivas lambidas pelo corpo. O único problema é que os pelos mortos retirados durante essa autolimpeza viram uma bola de pelo depois de engolidos.
As bolas de pelo formam o que se chama de tricobezoar. Além dos pelos acumulados no sistema digestivo, há secreções gástricas, que saem no vômito. “Em alguns casos, quando o felino não as expele, pode ocorrer até obstrução intestinal e a necessidade de uma intervenção cirúrgica”, explica a coordenadora da Comunicação Científica da Equilíbrio e médica veterinária Bárbara Benitez.
“Os gatos costumam passar até duas horas diariamente se lambendo, então você pode imaginar a quantidade de pelo que ele acaba ingerindo”, complementa a médica. Os mais afetados são os gatos de pelos longos, como os Persas. Por isso é fundamental que o tutor escolha um alimento específico para eles. Embora o vômito seja o meio natural de expelir a tricobezoar, o animal também pode descartá-la pelas fezes. “Uma dica é escolher alimentos que contenham óleo mineral e fibras, que estimulam a regulação intestinal e ajudam a evitar bolas de pelos”, explica Bárbara.
A veterinária explica que, no mercado, há produtos preventivos, que ajudam os bichanos a lidar com esse hábito. Veja na embalagem se o alimento tem a palavra “hair ball” escrita. Nesse caso, é indicado para os gatos com maior propensão à formação das bolas de pelo.
******************
Parabéns pra você!
Hoje é AUniversário do Chokito, o amor da mamãe Eloá. Parabéns, lindinho!!!
***************************
Você viu o Pingo?