Manipulador, eu?
Cachorros são fofinhos, fiéis e obedientes. Na maior parte das vezes, sim. Mas, quando eles querem, também podem ser extremamente manipuladores. A pesquisadora de cognição animal Marianne Heberlein, da Universidade de Zurique, abre a porta da sala todas as noites para que seus cães façam xixi no quintal. Quando eles voltam, ganham uma recompensa como estímulo ao comportamento. Só que, um dia, ela notou que os danados levantavam a patinha e só fingiam se aliviar… Eles queriam era ganhar o petisco.
Isso aguçou a curiosidade de Heberlein, que decidiu investigar se os cães, de fato, são capazes de nos enganar propositalmente. Para tanto, ela conduziu um experimento com 27 cães, apresentados a dois humanos. Um permitia que os pets comessem o que quisessem. O outro fazia a linha dura e não liberava a recompensa tão fácil.
Depois que os cães se familiarizaram com os humanos, eles tinham a chance de guiá-los a uma de três caixas: a primeira continha uma salsicha, a outra um petisco menos a apetitoso, e a última, vazia.
No primeiro dia, os cães conduziram os humanos “gente boa” para a caixa de salsichas muito mais vezes do que faziam com o “linha dura”. No dia seguinte, esse padrão ficou ainda mais forte. Segundo Heberlein, ao levar o pesquisador que não dava petiscos à caixa vazia ou à que continha uma comida que não o interessada, ele aumentava as chances de guardar a salsicha para devorar depois, quando o experimento era repetido com o cientista mão aberta que, claro, liberaria o petisco. Para a especialista, não há dúvida de que isso é manipulação.
Essa habilidade, segundo os pesquisadores, foi aprendida muito rapidamente, comparando-se a estudos que envolvem primatas. O resultado não chegou a surpreender Heberlein. “Cães realmente têm a capacidade cognitiva de usar essa estratégia em benefício próprio”, disse Heberlein.
Para quem se apaixonou pelo cãozinho da foto, esse é o Marley, um salsichinha que consegue o que quer fazendo essa carinha de coitado. Veja mais na galeria de fotos
Com dias cada vez mais quentes, manter os animais de estimação frescos e hidratados se…
Dezembro costuma ser sinônimo de festa, casa cheia e muita movimentação. Para cães e gatos,…
Em plena Rua Augusta e no Largo do Batata, pontos icônicos de São Paulo, fachadas…
Características como brilho, textura e até mesmo a quantidade de pelos que cães e gatos…
Quem já adotou um pet garante: mais do que oferecer um novo lar a…
Todos os animais são igualmente lindos. Mas, para promover a causa do bem-estar e da…