Convite para roda de conversa na Leitura

Publicado em Cinema e TV, Estudos de Mídia, Feminismos, Filosofia e Política, Gênero nas Artes, Igualdade de Direitos, LGBTI, Machismo, Mulheres cineastas, Raça Etnia

Autora e blogueira fala sobre livro nesta quarta-feira

 

Haverá roda de conversa sobre o meu livro Entre Santas, Bruxas, Loucas e Femmes Fatales – (más) representações e questões de gênero nos cinemas (Editora Appris), na Livraria Leitura do Píer 21, em Brasília. Estão todas e todos convidados para o debate, que ocorre nesta quarta-feira (26), a partir das 19h.

O livro, lançado há um mês, desnuda os problemáticos estereótipos (interseccionais) de gênero e o quanto a história das produções audiovisuais, desde sempre, está ligada às outras formas do fazer artístico e literário no que tange aos olhares das sociedades patriarcais e cargas de preconceitos, fobias e segregacionismos.

Ao longo dos capítulos, por meio de estudos de caso e críticas, são recontadas as teorias e as histórias dos cinemas produzidos para as massas, para as grandes bilheterias e audiências, bem como as produções independentes, em geral realizadas por cineastas “periféricos” ao eurocentrismo: é o cinema de “sotaque”, com olhares de mulheres e homens fronteiriços, que transbordam hibridismos culturais, transnacionais, e seus exílios internos e externos. As(os) leitoras(es) terão surpresas com os “apagões”, omissões, sobre as mulheres que fizeram parte ativa na criação das narrativas audiovisuais como as conhecemos até hoje.

São abordadas e aprofundadas questões fundamentais sobre a influência massiva das produções audiovisuais em comportamentos, políticas (sociais, culturais e de governos), economias, religiões, e cotidianos das sociedades globais e locais. Para as análises e os recursos de estudos de caso e críticas, foram repassadas as técnicas e teorias fílmicas, análises de imagem e do discurso, e as histórias dos cinemas mundiais, tanto os produzidos para as grandes bilheterias – em especial o de Hollywood – como os chamados “independentes”, os produzidos e distribuídos em menor escala. A pesquisa é, em essência, fundamentada nos estudos de gênero e feministas, para estudar a fundo as representações, as questões críticas, as estatísticas, e os modelos e estereótipos nos cinemas, nas TVs e nas atuais produções em canais de streaming digital, como o Netflix e o Hulu.

Serviço:

Roda de Conversa sobre o livro Entre Santas, Bruxas, Loucas e Femmes Fatales

Livraria Leitura, Pier 21: Setor de Clubes Sul, Trecho 2, Loja A2, Brasília

Dia: 26 de Junho (quarta-feira)

Horário: 19h

Autora: Sandra de S. Machado

Editora Appris, 365 páginas

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*