turistas-copa-do-mundo
FBL-WC-2018-MATCH2-EGY-URU AFP/Jorge Guerrero

Copa do Mundo: os turistas ditam o clima na Rússia

Publicado em Futebol

Cadê o verão russo? Na semana que antecedeu o início da Copa do Mundo da Rússia, a temperatura na principal cidade sede do Mundial obrigou os turistas a esconderem as camisas de suas seleções debaixo de casacos. O palco do jogo de abertura viveu a semana de véspera do início do Mundial com clima frio e chuvoso. Os 12 graus, em média, na maior parte dos dias parecia refletir a empolgação — ou a falta dela — entre os anfitriões. 

À medida em que o evento foi se aproximando, porém, as vitrines das lojas de souvenir ganharam adereços ligados à principal competição do futebol, principalmente aqueles com o mascote Zabivaka. Mesmo com toda a fofura do lobinho que representa o Mundial em 2018, o mascote não foi capaz de jogar outro artigo turístico para escanteio. A idolatria pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, pode ser vista — e comprada — em vários souvenires com a foto dele estampada em canecas, camisetas e até nas matrioskas, famosas bonecas russas.

Estruturas para Fan Fest, cartazes e stands da FIFA foram montados apenas três dias antes do início da Copa. Pontos que prometem salvar muitos turistas. As placas informativas de metrô e ônibus de Moscou e até dos pontos turísticos da capital russa estavam, em sua maioria, apresentadas apenas em alfabeto cirílico. Também às vésperas do evento, novas placas com tradução para o inglês foram colocadas em algumas estações de metrô.

Conforme a fama, os russos ainda não haviam mostrado aquele calor humano que marcou a última Copa, regada a muita festa no Brasil. Estrear no Mundial com uma goleada de 5 x 0 sobre a Arábia Saudita, porém, é um belo incentivo à entrar na festa. Até o clima ajudou a esquentar os anfitriões, que foram presenteados com um dia ensolarado em Moscou, com temperatura na faixa dos 18 graus.

E vale ressaltar que, até antes da partida de abertura, os russos já se mostraram muito solícitos em ajudar estrangeiros, mesmo nos casos em que não entendem nada do que os turistas falam. Nestes casos, a tecnologia é a ferramenta mais usual. Nunca ouvi tanto a voz da mocinha do Google Tradutor como nesta viagem para a Rússia!

E foi da noite para o dia que a moda mudou nas cidades mais conhecidas da Rússia. As cores vibrantes das camisas das seleções do Mundial se multiplicaram pelas calçadas, praças e restaurantes. Foi a chegada dos torcedores de fora da Rússia que imprimiu o clima festivo de Copa no maior país do mundo. Coube aos russos, então, entrar na festa e não poupar os pedidos de fotos com quem desfila no “traje de gala” em período de Copa do Mundo.

Três dicas do que não pode fazer na Rússia 

Sair sem o passaporte

A polícia tem o direito de deter uma pessoa (estrangeira ou local) por três horas para estabelecer sua identidade.

-Ingerir bebidas alcoólicas na rua

Multa: de 500 rublos (R$ 28) a 1.500 rublos (R$ 85)

Fumar em hotéis ou restaurantes

Só é permitido fumar na rua. Mesmo assim, a uma distância de pelo menos 15 metros das entradas nas estações de metrô e trem). Também é permitido fumar no próprio carro e em áreas especiais para fumantes (em russo, são chamadas de “kurilka”).

Países que mais compraram ingressos para a Copa da Rússia*

Rússia – 871.797

Estados Unidos – 88.825

Brasil – 72.512

Colômbia – 65.234

Alemanha – 62.541

México – 60.302

Argentina – 54.031

Peru – 43.583

China – 40.251

Austrália – 36.359

*Contagem feita pela localidade onde o comprador solicitou o ingresso, e não pela nacionalidade do torcedor. Dados divulgados pela FIFA em 7 de abril de 2018, uma semana antes do começo da Copa do Mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*