Tandara diz que Tifanny não deveria jogar na liga feminina
tandara1 João Pires/Fotojump Tandara e Tifanny se enfrentam e são as maiores pontuadoras do jogo, com 31 pontos cada

Brasilense Tandara entra de vez na polêmica sobre Tifanny: “Não concordo”

Publicado em Vôlei

Muito se especulava sobre o duelo entre as duas jogadoras com as maiores médias de pontos da Superliga feminina de vôlei 2017/2018: a campeã olímpica Tandara, pelo Osasco, e a transexual Tifanny, pelo Bauru. Pois elas se enfrentaram, nesta sexta-feira (2/2), em um jogo eletrizante. Como esperado, as duas foram as que mais pontuaram na partida; mas, por ironia, marcaram exatamente a mesma pontuação, com 31 pontos cada.

Em quadra, o clima entre Tandara e Tifanny era amistoso, inclusive com brincadeiras da atacante do Osasco com a adversária. Depois do jogo, porém, Tandara decidiu entrar de vez na polêmica gerada por Tifanny ser a primeira transexual da liga brasileira. Tandara disse ser contra a presença de Tifanny no vôlei feminino. Antes disso, ressaltou que respeita muito a história dela: “Para a sociedade, ela está sendo muito importante, está entrando na sociedade dando a cara a tapa”.

“É um assunto delicado. Eu estava segurando para falar sobre isso, porque estava esperando nosso confronto. Estudei, falei com muita gente sobre o assunto, tive um respaldo e eu não concordo com ela jogar no vôlei feminino”, disse Tandara, após ajudar o Osasco a vencer o Bauru, pelo returno da Superliga.

O Osasco fechou a partida só no tie break (por 3 sets a 2, com parciais de 25/19, 25/20, 22/25, 19/25 e 15/10), em mais de duas horas de confronto. Tanto Tandara, quanto Tifanny se destacaram no ataque. A oposta do Osasco ainda se superou no saque. No último set, emendou uma sequência de saques que fez a equipe disparar no placar, até marcar 12 x 3. Já Tifanny, embora tenha sido uma gigante nas cortadas, mostrou falhas na defesa.

Sobre a participação de Tifanny na competição, Tandara falou pela primeira vez: “Não é homofobia, estou falando em fisiologia. Independentemente se ela faz diferença ou não em quadra, eu não concordo”, disse, ressaltando que há uma complexidade sobre o tema e que precisa ser estudado: “Esse é um assunto que tem de ser estudado, visto com outros olhos. Ela tem uma historia surreal; eu a conheço e tenho um exemplo na minha família, então, não tem porque eu não ser respeitosa. Eu respeito muito, mas, hoje, não concordo”.

Tandara decide opinar sobre Tifanny jogar na liga feminina de vôlei; veja vídeo:

4 thoughts on “Brasilense Tandara entra de vez na polêmica sobre Tifanny: “Não concordo”

    1. Gente o que ela (ele) ta fazendo de errado, não ta tudo amparado pela Federação Internacional de Volleyball, então não tem o que se discutir oras, o respeito é inveja, ela não ta ali na marra, nem a força.

  1. Como torcedor acompanho muitos jogos, tanto do masculino quanto do feminino. O que a Tandara disse faz sentido. A musculatura da atleta do Bauru foi formada num corpo masculino. Queiram aceitar ou não ela leva alguma vantagem nisso. Esse caso é muito complexo, tem que ser mais estudado.

  2. É claro que faz diferença, a fisiologia masculina é diferente, é uma questão física não social, deveria ser proibido sim, as pessoas estão se agarrando a bandeira ligadas a luta lgbt pra justificarem absurdos como esses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*