Amistoso preparatório para Copa do Mundo feminina entre Brasil e Espanha, na Espanha
AmisotosEspanha Eidan Rubio RFEF

Seleção feminina soma 8ª derrota seguida diante da Espanha

Publicado em Futebol

A preocupação sobre a Seleção Brasileira feminina de futebol só aumenta a dois meses da Copa do Mundo na França, que será disputada de 7 de junho a 7 de julho. No penúltimo amistoso de preparação para o Mundial, a equipe comandada por Vadão perdeu de virada para a Espanha, por 2 x 1, nesta sexta-feira (5/47), no estádio Vicente Sanzem, na cidade espanhola de Don Benito. Esta é a oitava derrota da equipe seguida, sendo a quarta deste ano.

O Brasil começou o jogo com uma forte marcação na saída de bola da Espanha. E Marta abriu o placar, aos 31 minutos, em jogada de oportunismo. A atacante cabeceou para o gol após o cruzamento vindo dos pés da lateral esquerda Joyce ser afastado pela defesa espanhola para dentro da área. O Brasil terminou o primeiro tempo na frente.

A Espanha voltou do intervalo com a proposta de encurralar a Seleção Brasileira no campo de defesa desde o início do segundo tempo. E as anfitriãs conseguiram dominar completamente o jogo. A equipe espanhola empatou a partida aos 18 minutos. Hermoso cruzou livre da direita e Putellas completou desntro da pequena área para empatar o duelo.

Logo depois, aos 24, a Espanha virou com Torrecilla depois da goleira brasileira Bárbara espalmar uma bola aérea. Nem os contra-ataques deram certo para o Brasil, que não chegou sequer a esboçar reação após sofrer a virada. A equipe comanda por Vadão mostra desorganização e uma vulnerabilidade preocupante na parte defensiva. O problema, porém, não é novidade.

O Brasil jogou com: Bárbara; Letícia (Raquel), Érika, Mônica e Joyce (Andressa); Thaisa (Luana) e Formiga; Adriana (Jucinara), Marta, Geyse (Poliana) e Debinha (Darlene)

*Cristiane foi desconvocada dias antes do amistoso, após ter sido constatada uma lesão do músculo sóleo grau 1/2, na panturrilha direita dela. A atacante do São Paulo foi substituída por Darlene, do Benfica.

Derrota aumenta crise com Vadão

Diante da sequência de resultados ruins, a Seleção feminina volta a apostar as fichas exclusivamente nas habilidades individuais e na raça das jogadoras. Neste ponto, há o desafio de entender que as referências do Brasil já estão mais experientes — Marta está com 33 anos e Formiga, com 41.

A principal adversidade, porém, é que as demais seleções, principalmente europeias e asiáticas, investiram no futebol feminino de forma estruturada, inclusive nas equipes de base. Já a postura da Seleção Brasileira em campo e a falta de criatividade nas convocações evidenciam que o país parou no tempo.

A falta de estrutura e a incapacidade de apresentar projetos para atrair dinheiro levaram o país que chegou ao vice-campeonato na Copa do Mundo de 2007 à condição de azarão à edição de 2019.

Próximos compromissos do Brasil

O último amistoso do Brasil antes da Copa do Mundo é contra a Escócia na segunda-feira (8/4), às 16h (de Brasília), na Pinatar Arena, em San Pedro de Pinatar, também em território espanhol.

A Seleção Brasileira estreia no Mundial contra a Jamaica, em 9 de junho, em Grenoble. Depois pega a Austrália, no dia 13, e encerra a primeira fase diante da Itália, no dia 18. Todos pelo Grupo C da competição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*