Copa da Rússia-iranianas
FBL-WC-2018-MATCH35-IRI-POR-FANS AFP / Filippo Monteforte

Relembre momentos marcantes para mulheres na Copa da Rússia

Publicado em Futebol

A Copa do Mundo da Rússia chegou ao fim e o blog Elas no Ataque já está com saudades da competição. Para isso, listamos alguns momentos em que as mulheres foram protagonistas no maior torneio de futebol masculino do mundo. Os acontecimentos se dividem bons momentos e outros que, infelizmente, não são tão legais. Relembre alguns deles:

Primeira vez dentro de um estádio

Irã-mulheres-estádios
AFP/Filippo Monteforte

Graças a um jogo da Copa do Mundo da Rússia, as mulheres iranianas puderam entrar pela primeira vez em um estádio no Irã. O duelo entre Irã e Espanha pela fase de grupos da Copa proporcionou a entrada das iranianas no estádio estádio Azadí, em Teerã. Na arena, as mulheres puderam assistir a transmissão do jogo.

No país, as mulheres eram proibidas de acompanhar partidas masculinas desde a Revolução Iraniana, em 1979. Até 1987, elas não poderiam assistir aos jogos nem pela TV. As torcedoras aproveitaram também a Copa da Rússia para protestar contra esta proibição.

Assédio na Rússia

assédio-copa-da-rússia
Reprodução/Internet

Os diversos casos de assédio expostos nas redes sociais durante o Mundial foram, infelizmente, outro ponto marcante da Copa da Rússia. Torcedoras e jornalistas foram alvos de diferentes tipos de assédios sexuais durante a Copa do Mundo da Rússia e antes mesmo do final do Mundial, a entidade Fare, aliada da Fifa no controle de questões de discriminação, registrou 45 casos de assédio sexual no torneio.

Os casos de assédio sexual foram divididos em dois segmentos. 30 deles foram sofridos por mulheres nas ruas e estádios e os outros 15 foram denunciados por jornalistas, que trabalhavam na cobertura do Mundial.

Iva Olivari e Kolinda: as mulheres croatas

Iva Olivari
AFP/Manan Vatsyayana

As mulheres também chamaram atenção no campo. Isso mesmo. Nenhuma mulher entrou em campo para jogar e também não fez parte do quadro de arbitragem do torneio, mas uma croata chamou atenção no banco de reservas da Copa da Rússia. Iva Olivari é a chefe da delegação croata e foi a única mulher a se sentar no banco de reservas no Mundial de 2018.

A ex-tenista de 49 anos passou por diversos cargos administrativos até chegar à função de chefe da delegação croata. Iva estreou na beira do campo na Eurocopa da França-2016. “Eu não fui discriminada, embora, claro, ouvi coisas do tipo, ‘ela não deveria estar ali, seria melhor se fosse um homem, não sabe nada de futebol’. Mas para mim tanto faz estes comentários”, disse à AFP.

‘Tia Iva’, como é chamada pelos jogadores da seleção da Croácia, cuida de toda administração do time. “Como supervisora da equipe, sou a rainha dos papéis. Sou encarregada de toda a administração, a comunicação com os adversários, os clubes e as viagens. Tudo o que se precisa para participar de um torneio”, conta.

Além de Iva, outra croata foi personagem marcante da Copa da Rússia. Kolinda Grobar-Kitarovich, a primeira mulher presidente da Croácia, fez sucesso por assistir aos jogos no meio da torcida e viajar à Rússia em voo comercial para torcer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*