Após ver o Avaí/Kindermann se distanciar na briga pela última vaga entre os oito primeiros do Brasileirão feminino, o Real Brasília tropeçou contra o Napoli (SC), penúltimo colocado. No Estádio Carlos Alberto Costa Neves, em Caçador-SC, as donas da casa abriram o placar com gol de Pâmela, no fim do primeiro tempo. O clube do Distrito Federal empatou com belo gol da zagueira Petra no segundo tempo e desperdiçou muitas oportunidades, ficando apenas no empate em 1 x 1, no jogo que encerrou a 13ª rodada, nesta segunda-feira (7/6).
A partida foi a reedição da semifinal da Série A2 de 2020, quando o Real Brasília foi eliminado nos pênaltis pelo time catarinense, que depois sagrou-se campeão do campeonato de acesso à Primeira Divisão. Na elite, porém, o time da capital federal teve um começo de temporada embalado, chegando à reta final da fase de grupo com esperanças de beliscar uma classificação às quartas de final.
O Real começou melhor, tendo a maior posse de bola e buscando pressionar o adversário no seu campo defensivo. A postura, porém, não resultou em gol. O Napoli conseguiu equilibrar o jogo no meio de campo e, aos 44 minutos, abriu o placar com Pâmela. A jogadora recebeu passe de Miriam próxima da grande área, girou sobre a marcadora e bateu rasteiro de longe no canto direito da goleira Flávia.
O clube brasiliense voltou melhor do intervalo. Com maior volume ofensivo, criou três chances claras de igualar o placar nos primeiros 15 minutos, uma delas com finalização na trave da Petra. Na sequência, a defensora venezuelana protagonizou outro lindo lance. Após a zaga do Napoli afastar uma bola levantada na área, Petra fez belo domínio e, com a bola ainda no ar, emendou um voleio que bateu na trave direita da goleira Maria Gabriela e morreu no fundo da rede. As visitantes ainda pressionaram para virar a partida, mas as tentativas pararam nas defesas da goleira catarinense.
O empate deixou a equipe candanga com 15 pontos, igualando a pontuação do Flamengo, mas com 5 pontos a menos que o Avaí/Kindermann, na 8ª posição. Já o Napoli ficou ainda mais próximo do rebaixamento. Com o resultado, o clube de Caçador chegou a 7 pontos, mantendo-se em 15º lugar, a duas rodadas do fim da primeira fase. A briga para fugir do Z-4 é contra São José (9 pontos), Cruzeiro (9), Botafogo (10) e Minas Brasília (11). Dos 16 clubes na disputa, quatro caem para a Série A2 em 2022 — o Bahia já está rebaixado.
O Real Brasília volta a campo contra o São Paulo no outro sábado (19/6), às 20h. em Guarulhos-SP. E encerra a primeira fase contra o Internacional, em casa, na quinta-feira (24/6). Já o Napoli tem na sequência o Palmeiras, no sábado (20/6), às 20h, e encerra a participação no torneio diante do São José, no dia 24 de junho.
Gaby; Miriam, Vero, Thays e Thaini; Julia, Sara, Luana (Larissa Vasconcelos) e Pâmela (Naiane); Soraya e Malu (Aninha).
Técnico: Carine Bosetti.
Gol: Pâmela (44′).
Cartões amarelos: Luana e Larissa Vasconcelos.
Flávia; Raquel (Lana), Isabela Melo, Rafa Soares e Bruna Natieli; Petra, Margareth (Natasha Rosas) e Tabatha; Thais Lemos (Sam), Marcela Guedes e Gadu (Janety).
Técnico: Adilson Galdino.
Gol: Petra (15′ do 2T).
Cartãoamarelo: Thais Lemos.
Como se não bastasse a intensidade de sentimentos por disputar os primeiros Jogos Olímpicos da…
A brasiliense Nycole Raysla, 21 anos, atacante do Benfica que vinha sendo convocada nos últimos…
Goleira do Minas Brasília, Karen Hipólito é um dos nomes novos a ter oportunidade na…
O Brasil encerrou os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 com a melhor campanha da história no…
Definida pela primeira vez na disputa dos pênaltis, a final olímpica do futebol feminino terminou…
Após ser acordada com a notícia bomba do corte da oposta Tandara dos Jogos Olímpicos…