Real e Minas Brasília fazem o primeiro clássico candango na elite do futebol

Compartilhe

Despontando como o novo clássico do Distrito Federal, Real Brasília e Minas Brasília se enfrentam pela primeira vez na elite do futebol feminino nesta quinta-feira (3/6), às 15h, no estádio Defelê (DF). O jogo terá transmissão da CBF TV. Protagonistas das duas últimas  finais do Candangão, os dois se encontram pela primeira vez no Brasileirão A1, pela 12ª rodada, em situações opostas no campeonato. O Real briga para beliscar uma vaga nas quartas de final e o Minas Brasília briga contra o rebaixamento e parte para a reta final sem o técnico Antônio Carlos Bona, demitido no último domingo.

Bona não chegou a comandar o Minas Brasília contra o Real Brasília. Ele assumiu o comando do time em março e caiu após a derrota para o São Paulo, por 3 x 0, a quatro rodadas para o fim da primeira fase. O então analista de desempenho Davih Rodrigues assumiu como treinador interino. Desde 2019 no clube, Davih viu de perto a rivalidade entre os dois times ser construída. O Real foi fundado em 2019 e sagrou-se campeão logo nas duas edições do Candangão que disputou, em cima das Minas.

O Real Brasília leva vantagem nos cinco confrontos disputados entre os dois clubes. As Leoas do Planalto somam duas vitórias, conquistadas justamente em jogos decisivos: na final única do Campeonato Brasiliense de 2020 e no segundo jogo da decisão do torneio local de 2019. Já o Minas Brasília tem uma vitória, pela primeira fase do Candangão 2020. Nas outras duas oportunidades em que eles se enfrentaram, o placar terminou empatado.

Desta vez, o empate não interessa nenhum dos dois representantes do DF no Brasileirão feminino. Em 9º lugar, com 13 pontos, o Real Brasília está a uma posição da zona de classificação para as quartas de final e tem quer quebrar o jejum de seis jogos sem vitórias sobre o compatriota. Para essa tarefa, porém, terá de driblar os muitos desfalques. A atacante Marcela cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo e o técnico Adilson Galdino segue com as baixas por lesão de Luciana, Pitty, Sam, Dan Nunes, Ellen e Maiara. A boa notícia é que Sassá, Rafa Soares e Natasha provavelmente poderão voltar a campo após passarem um bom período no departamento médico.

Já o Minas Brasília precisa subir, ao menos, duas posições para escapar da queda. Em 14º lugar, com 7 pontos, o time é um dos que tem a sequência mais difícil nesta reta final. Como enfrenta Corinthians e Palmeiras, atuais líder e vice-líder, nas duas últimas rodadas, a partida contra o Real Brasília é uma final para as Minas. Para a partida, contará com o retorno da atacante Luiza Farinon. A zagueira Lia, que rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito, fica fora pelo restante da temporada.

A briga contra o rebaixamento é principalmente contra o São José e o Botafogo, que se enfrentaram nesta quarta-feira e ficaram no empate em 1 x 1, chegando a 9 pontos. Abaixo do time brasiliense, estão Napoli, com 6 pontos, e o Bahia, com 4, na lanterna. Ambos perderam os jogos desta rodada. Dos 16 participantes, quatro caem para a segunda divisão.

Veja o histórico de confrontos entre Real e Minas Brasília

Minas Brasília 1 x 2 Real Brasília – 19/12/2020 – Candangão (final)

Real Brasília 0 x 1 Minas Brasília – 11/11/2020 – Candangão (primeira fase)

Minas Brasília 2 x 2 Real Brasília – 13/10/2019 – Candangão (primeira fase)

Minas Brasília 1 x 1 Real Brasília – 01/12/2019 – Candangão (1º jogo da final)

Real Brasília 2 x 0 Minas Brasília – 07/12/2019 – Candangão (2º jogo da final)

*Atualização feita às 13h30 sobre a possibilidade de retorno das atletas do Real Brasília.

Maíra Nunes

Posts recentes

Macris diz que lesão nas Olimpíadas está cobrando o preço: “Longe dos meus 100%”

Como se não bastasse a intensidade de sentimentos por disputar os primeiros Jogos Olímpicos da…

3 anos atrás

Atacante Nycole, de Brasília, rompe LCA e adia sonho com a Seleção

A brasiliense Nycole Raysla, 21 anos, atacante do Benfica que vinha sendo convocada nos últimos…

3 anos atrás

Goleira do Minas Brasília, Karen é convocada para a Seleção Brasileira

Goleira do Minas Brasília, Karen Hipólito é um dos nomes novos a ter oportunidade na…

3 anos atrás

Medalhas femininas do Brasil praticamente dobram da Rio-2016 para Tóquio-2020

O Brasil encerrou os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 com a melhor campanha da história no…

3 anos atrás

Canadá vence Suécia na primeira final olímpica do futebol feminino definida nos pênaltis

Definida pela primeira vez na disputa dos pênaltis, a final olímpica do futebol feminino terminou…

3 anos atrás

Sem Tandara, Brasil domina Coreia do Sul e pegará EUA na final de Tóquio-2020

Após ser acordada com a notícia bomba do corte da oposta Tandara dos Jogos Olímpicos…

3 anos atrás