Estreante, Real Brasília figura na frente de times tradicionais do futebol feminino, como o Avaí/Kindermann. No duelo entre os dois, a equipe candanga venceu por 1 x 0
Minas Brasilia Júlio César Silva/Ascom Real Brasília Gadu, atacante do Real Brasília, tem o domínio da bola e está de frente para a zagueira do Avaí/Kindermann durante o jogo

Real Brasília encara Bahia para ficar perto da permanência na elite

Publicado em Futebol

O Brasileirão feminino teve uma semana de respiro após cinco rodadas com dois jogos por semana. Mas o Real Brasília não tem do que reclamar do início da estreia na elite. Enquanto os outros três times que subiram para a divisão principal estão na zona de rebaixamento — Napoli e Bahia, com 2 pontos, e Botafogo, com 4 — , as Leoas do Planalto estão muito próximas de carimbar a permanência na Série A1 diante do Bahia, nesta segunda-feira (10/5), às 15h, no estádio do Defelê (DF). O jogo terá transmissão do MyCujoo em parceria com a CBF TV.

O clube da capital federal figura na sexta posição, com 10 pontos, e 66% de aproveitamento. São três vitórias, um empate e uma derrota. Mais um triunfo deixaria a equipe candanga com 13 pontos, somatório suficiente para escapar do rebaixamento na última edição do campeonato. Em 2020, o último time a cair para a Série A2 foi o Iranduba-AM, que terminou em 13º lugar, com 11 pontos. Uma posição acima, o Minas Brasília se salvou com 14 pontos, em campanha que teve quatro vitórias, dois empates e nove derrotas.

Baseado nas duas temporadas em que o Brasileirão feminino teve rebaixamento no mesmo modelo disputado atualmente, de 15 rodadas em turno único, o número mágico na matemática contra o rebaixamento seria 15 pontos. Isso porque o último clube entre os quatro da zona de rebaixamento do campeonato de 2019 foi o Vitória, também com 14 pontos (4 vitórias, 2 empates e 9 derrotas), ficando atrás da Ponte Preta apenas pelo saldo de gols: -34 da equipe baiana contra -6 da paulista.

Em 2018, o Nacional feminino foi disputado em outro formato. Eram dois grupos na primeira fase, com oito clubes em cada um deles. Ao fim de  14 rodadas, o último colocado de cada chave era rebaixado para a Segunda Divisão, criada no feminino em 2017.

Em 2021, a competição começou prometendo ser a mais equilibrada. Após 5 rodadas, apenas o líder Palmeiras soma 13 pontos, com quatro vitórias e um empate. O time palestrino é seguido por Corinthians, com 12 pontos; Santos, com 11; Grêmio, Internacional e Real Brasília, os três com 10. Fecham o G8, na zona de classificação para as quartas de final até o momento, São Paulo, com 8 pontos, e Ferroviária, com 7.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*