A campanha do Real Brasília no Brasileirão Feminino 2021
51179257209_037f1c9076_c Júlio César Silva/Real Brasília A goleira Flávia disputa a bola levantada na área pelo clube do Bahia

Brasileirão feminino: o que levou à queda de rendimento do Real Brasília? 

Publicado em Futebol

O Real Brasília estreou na elite do futebol feminino como a surpresa positiva do Brasileirão 2021. Somou 10 pontos nas cinco primeiras partidas, o que lhe rendeu figurar entre os oito primeiros da tabela da segunda à nona rodada.  Mas o time não vence desde 10 de maio chegando a oito jogos de jejum. Com o empate em 1 x 1 diante do vice lanterna Napoli, na segunda-feira (7/6), a equipe do DF chegou a 15 pontos, cinco a menos que o Avaí/Kindermann, em 8º lugar, se distanciando da zona de classificação para as quartas de final. 

A queda de rendimento do Real começou com o desfalque da volante Sassá, que saiu machucada do jogo contra o Palmeiras, válido pela 7ª rodada, e ainda não voltou a campo. “Eu sempre vou exaltar o grupo como o mais importante. Ninguém está acima do grupo, mas é claro que temos atletas que fazem a diferença e a Sassá é uma delas”, reconhece o técnico Adilson Galdino. O treinador ressalta a movimentação da jogadora, que preenche todo o meio do campo e sabe controlar bem o jogo. 

Apesar de aparecer no banco nos dois últimos compromissos do clube, ela stá em processo final de recuperação e possivelmente estará à disposição para o próximo jogo, contra o São Paulo, no domingo (20/6), após pausa para amistosos da Seleção Brasileira. A ausência da camisa 7 abriu mais espaço para Camila Pini , a clássica camisa 10, que perdeu parte da pré-temporada e foi ganhando ritmo de jogo ao longo do campeonato. A meia mostrou qualidade e ajudou muito no setor de criação do time, mas também foi baixa em alguns jogos, assim como Andressa Anjos.

“Perdemos o meio campo que estava com o conjunto  funcionando bem. Não que a gente não tenha trabalhado com todo o elenco, mas as atletas que vinham jogando tinham um ritmo de campeonato que as outras não vinham tendo”, lamenta Galdino. O Real Brasília se destacou no início do campeonato nacional pela segurança defensiva e transições rápidas, por meio das volantes acionando a velocidade do trio ofensivo formado por Dani Silva, Marcela Guedes e Gadu. 

Mas o Real acabou perdendo também um dos pilares da dupla de zaga. Na partida seguinte à lesão da Sassá, foi a vez da Rafa Soares se afastar dos gramados devido a desconforto muscular. A promissora jogadora de 21 anos, com passagens frequentes para a Seleção Brasileira de base e que atua tanto na zaga quanto na volância, ficou fora por cinco jogos e voltou a campo no clássico candango contra o Minas Brasília, pela 12ª rodada.

 

Aprendizados e soluções

 

“A gente precisa ter um grupo maior para que possa rodar mais atletas, para que possa ter o grupo mais seguro até o fim da competição”, avalia Galdino. O treinador ressalta ainda que, desde a chegada ao clube, deixou claro a importância e o nível da principal divisão do futebol brasileiro que o time enfrentaria. “Importante que comissão técnica, diretoria e o grupo estejam cientes do que seja a Série A1. Tem de ter um grupo maior, rodar mais para tentar evitar o que aconteceu para nós neste ano”, analisa. Com o crescimento da modalidade, os clubes estão se incorporando cada vez mais.  

As baixas no Real, seja por lesões ou por suspensão devido a cartões amarelos obrigaram adaptações em campo. Nos últimos jogos, Galdino improvisou a zagueira Petra e a lateral Natascha Rosas, que voltou de lesão contra o Napoli, como volantes. E iniciou a partida contra o time de Caçador, em Santa Catarina, com Thais Lemos de ponta ofensiva. E o departamento médico do Real segue cheio, com as jogadoras Luciana, Pitty, Sam, Dan Nunes, Ellen e Maiara em recuperação. 

Mesmo diante dessas dificuldades, o empate diante do Napoli foi um balde de água fria nas intenções do Real Brasília de brigar por uma vaga na próxima fase. “Mas ainda não está definido, pois ainda há seis pontos em jogo e vamos lutar para chegar o mais longe na competição”, reitera Galdino. O treinador lamenta alguns empates em casa, mas destaca o empenho das atletas. “São jogadoras fantásticas que mesmo lesionadas, querem treinar. Mesmo de fora, estão na torcida”, completa. Os agradecimentos se estendem a todo o clube, onde aguarda dar continuidade ao trabalho.

 

Veja a sequência de jogos do Real Brasília

Em 10º lugar, o Real soma 15 pontos em uma campanha com 3 vitórias, 6 empates e 4 derrotas; e um saldo de gols de -9. O time encerra a primeira participação no Brasileirão feminino contra o São Paulo (20/6) e o Internacional (24/6).

 

Cruzeiro 1 x 1 Real Brasília

Real Brasília 1 x 0 Botafogo

Ferroviária 3 x 1 Real Brasília

Real Brasília 1 x 0 Avaí/Kindermann

São José 0 x 1 Real Brasília

Real Brasília 1 x 1 Bahia

Palmeiras 4 x 0 Real Brasília

Real Brasília 1 x 1 Flamengo

Corinthians 5 x 2 Real Brasília

Real Brasília 1 x 1 Grêmio

Real Brasília 0 x 3 Santos

Real Brasília 1 x 1 Minas Brasília

Napoli 1 x 1 Real Brasília

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*