formiga Assessoria/CBF

Entenda os caminhos do Brasil se vencer, empatar ou perder da Itália

Publicado em Futebol

Valenciennes (França) — Tudo indica que o Brasil precisará golear a Itália, nesta terça-feira (18/6), às 16h (de Brasília), para avançar “direto” às oitavas de final da Copa do Mundo feminina, ou seja, entre os dois primeiros colocados – se beneficiando, assim, de cruzamentos teoricamente mais tranquilos. Mas uma vitória simples ou apenas um empate na última rodada da fase de grupos já garante a vaga da equipe comandada por Vadão na próxima fase. Há ainda a possibilidade de avançar em caso de derrota para a Azzurra, porém, neste caso, a Seleção dependerá de outros resultados.

Na verdade, é surreal pensar que o Brasil possa amargar uma eliminação ainda na fase de grupos, o que seria a primeira vez na história da equipe na competição. Das 24 seleções participantes, apenas oito não avançam à segunda fase. Isso porque quatro dos seis terceiros melhores colocados também se classificam para a próxima fase. E, depois de as favoritas dos Grupos E e F garantirem duas vitórias, essas provavelmente serão as chaves em que apenas dois times de cada uma passarão adiante.

Pelo grupo E, Holanda e Canadá, que se enfrentam na quinta-feira (20/6), às 13h, venceram as respectivas partidas contra Nova Zelândia e Camarões. Pelo F, foram os Estados Unidos e a Suécia que não deram chance para Tailândia e Chile. As norte-americanas e as suecas se encaram também na quinta-feira, mas às 16h.

Ainda que seja muito provável a classificação do Brasil, mesmo com uma derrota diante da Azzurra, essa hipótese acarretará confrontos dramáticos logo no início da fase mata-mata. A Seleção Brasileira conta com uma vitória sobre a Jamaica e uma derrota para a Austrália. Se terminar em terceiro colocado do Grupo C, o Brasil pode enfrentar a anfitriã França, classificada em primeiro do Grupo A, com três vitorias, todas com o estádio lotado; ou pegar a Alemanha, bicampeã mundial, que também ganhou os três jogos da primeira fase pelo Grupo B.

Veja o que acontece com o Brasil, se…

Ganhar da Itália 

Se classifica para as oitavas de final! Mas a posição na tabela dependerá do saldo de gols. Até a segunda rodada, Itália está com 6 pontos, e saldo de 6 gols. O Brasil, que tem 3 pontos, iria para a mesma pontuação das italianas, e teria de tirar a diferença no saldo de gol, que até o momento é de 2 gols. A Austrália, também tem 3 pontos e saldo zerado, mas provavelmente irá com tudo para cima da Jamaica para subir na tabela.

Se empatar com a Itália 

Também se classifica para as oitavas de final, mas provavelmente em terceiro lugar da chave. Com quatro pontos, o Brasil fica entre os quatro melhores colocados dos seis grupos da primeira fase da Copa. No Grupo C, a Itália acabaria a primeira fase como líder e a Austrália, que está com os mesmos três pontos do Brasil, mas atrás pelo saldo de gols, deve vencer da estreante Jamaica, ultrapassando as brasileiras com seis pontos.

Se perder da Itália

Dependerá dos resultados dos outros grupos. Mesmo com uma derrota, se não for por um placar elástico, o Brasil provavelmente ainda consegue se manter vivo na competição. A definição, porém, só ocorrerá na quinta-feira, quando a termina a primeira fase da Copa do Mundo.

Por Maíra Nunes — Enviada especial

Patrocínio: Colégio Moraes Rêgo
Apoio: 
Casa de Viagens e Bancorbrás – Agência de Viagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*