Nathalie Moellhause comemora a primeira medalha conquistada pelo Brasil em um Mundial
Brazils Kirill KUDRYAVTSEV/AFP

Nathalie Moellhausen ganha o primeiro ouro do Brasil no Mundial de Esgrima

Publicado em Esgrima

Nathalie Moellhausen se tornou campeã mundial de esgrima nesta quinta-feira (18/7), se tornando a primeira medalhista da história do Brasil em um Campeonato Mundial da modalidade. A italiana naturalizada brasileira de 33 anos enfrentou a chinesa Sheng Lin na final do Individual de Espada Feminina do torneio disputado em Budapeste, na Hungria. Na 22ª posição do ranking, Nathalie venceu a adversária nove posições acima, por 13 /12, no golden score.

A medalha é inédita para o Brasil, mas não para Nathalie. Antes de defender as cores verde-amarelo, a esgrimista conquistou o ouro pela Itália no Mundial da Turquia-2009. A italiana de nascimento também tem no currículo duas medalhas de bronze com a Itália, nos mundiais da França-2010 e da Itália-2011. Foi só depois dos Jogos Olímpicos de Londres-2012 que Nathalie passou a competir pelo Brasil, país que ela tem ligação por meio da mãe, que é brasileira. Já o pai é alemão. Mas ela mesmo nasceu na Itália.

Antes de pegar a chinesa na final do Mundial de Budapeste, Nathalie venceu a terceira colocada do ranking,  Vivian Kong, de Hong Kong, por 15/11, nas semifinais. A trajetória da atleta naturalizada brasileira até o ouro ainda teve Lis Rottler, de Luxemburgo, de quem venceu por 11/10 nas quartas de final, além da italiana Alberta Santuccio, que ganhou por 15/14 nas oitavas de final.

Nathalie Moellhausen
Nathalie faz história no Mundial de Esgrima da Hungria: primeiro ouro do Brasil | AFP

“Amanha vai ser o grande dia, e vou acordar com este mesmo sorriso, lembrando-me do amor que eu tenho pela esgrima e a chance de poder ainda estar fazendo aquilo que eu amo”, publicou Nathalie nas redes sociais, na expectativa pelo desfecho da competição.  Na primeira fase do Mundial, Nathalie passou pela polonesa Renata Knapik-Miazga e pela chinesa Mingye Zhu.

No próximo sábado (20/7), Nathalie volta ao combate por equipes para defender o Brasil. Depois do Mundial, ela terá pouco tempo para comemorar. No fim de julho, já disputará os Jogos Pan-Americanos de Lima. Nas Olimpíadas do Rio-2016, Nathalie conquistou o melhor resultado da esgrima brasileira, quando chegou até as quartas de final do torneio.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*