Monik Bisoni-e-Brasileirão
monik Arquivo Pessoal

Quem é a primeira mulher a disputar a fase presencial do Brasileirão no videogame?

Publicado em Games

Na próxima quarta-feira (14/11), Monik Bisoni entrará pela primeira vez no Allianz Parque para ver um jogo do Palmeiras. No entanto, o confronto entre o líder do Campeonato Brasileiro e o Fluminense não será o único foco da paulista. No mesmo dia, Monik disputará a seletiva presencial do e-Brasileirão e é a primeira mulher a conquistar um lugar nesta fase do campeonato.

Monik é a primeira e única mulher na fase presencial do torneio de futebol digital da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Ela busca representar o Palmeiras na final na terceira edição do e-Brasileirão. E para isso compete com mais sete pessoas. Para ela, chegar onde está é uma grande conquista. “É a primeira vez que vou participar de um grande campeonato presencial”, conta.

Ela explica que a presença em campeonatos de futebol digital é uma maneira de mostrar que é realmente uma mulher que está por trás da TV. “É muito importante essa presença porque muitos tinham dúvidas se era realmente uma mulher que estava jogando. Em alguns campeonatos onlines, alguns homens duvidavam que eu era mulher”, relembra o início da carreira. Esse foi um dos preconceitos enfrentados quando começou a disputar campeonatos, em 2017.

A palmeirense joga desde 2016, mas foi só no ano passado que a prática começou a ficar mais séria. “Hoje em dia, por conta do meu reconhecimento a maioria respeita, conversa, joga, treina e eu não sofro mais tanto com isso”, explica a jogadora.

Um dos treinos com o sobrinho GuiFera | Arquivo Pessoal

Ajuda de campeão mundial

A moradora de Jaú (SP) tem uma ajuda e inspiração dentro da própria família. Monik é tia do campeão mundial de PES Guilherme “GuiFera” Fonseca. “Ele me influenciou bastante. A família dele sempre foi de videogame e eu também sempre joguei, mas no computador”. Antes de passar para os videogames, Monik jogava jogos de RPG, tiro, estratégia no computador.

Além de ser influenciada pelo sobrinho, Monik aproveita a experiência de Gui para fazer alguns treinos. “Eu treino com ele, mas cada um tem seu estilo de jogo. Às vezes uma dica dele pode até me atrapalhar”, comenta. Além de ser campeão mundial da Pro Evolution Soccer League 2017, GuiFera já conquistou o título da primeira edição do e-Brasileirão, em 2016.

A estudante de educação física divide seu tempo entre os estudos, treinos e o trabalho de promotora de vendas na cidade de Jaú, em São Paulo. “Treino cerca de 4h horas por dias, mas no final de semana intensifico é fico bem mais tempo”. Fora do ambiente virtual, é o handebol quem tem lugar na rotina de Monik.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*