Real Brasília é campeão do Candangão 2019 sobre o Minas Brasília
MinasXRealFinal2019 Na última decisão, o Real Brasília conquistou o título sobre o Minas Brasília. Reencontro na final reafirma clima de clássico entre os times | David Pena

Despontando como novo clássico, Minas Brasília e Real Brasília decidem Candangão Feminino

Publicado em Futebol

Minas Brasília e Real Brasília reeditam a final do Candangão Feminino do ano passado neste sábado (19/12), às 14h30, no Estádio Bezerrão. Se em 2019 o aurianil era o estreante da competição e chegou sagrando-se campeão em cima da única equipe do Distrito Federal que figurava na elite do futebol nacional, o reencontro na decisão de 2020 ganha contornos para efetivar o duelo como o mais novo clássico do futebol feminino da capital do país. As Leoas do Planalto chegam na decisão local, disputada em jogo único, embaladas pela vaga na Série A1 do Brasileiro, conquistada pela classificação para a semifinal da A2. O confronto terá transmissão da TV Brasília.

“Estamos muito felizes, mas isso não é tudo. Nosso foco é o título no Campeonato Candango e também acreditamos na final do Brasileiro A2”, comenta Evilásio de Almeida, treinador do Real Brasília. Do outro lado, as Minas de Brasília mostraram a força do elenco ao permanecer na primeira divisão, além de estarem com o vice-campeonato do último Candangão engasgado. Para os treinadores finalistas, o confronto já tem características suficientes para ser considerado um clássico. “O clima é de clássico. Tem a rivalidade, né… Agora, temos isso no futebol feminino em Brasília, assim como Gama e Brasiliense no masculino”, defende.

Do outro lado, o comandante do Minas concorda. “É o nosso maior clássico no cenário atual, ainda mais depois que o Real conseguiu o acesso. Isso já dá um brilho diferente para a final”, crava Rodrigo Campos. O técnico não estava à frente do clube no ano passado, mas acredita que a responsabilidade do Minas, neste ano, está maior pela derrota na final da última edição do torneio. “O título do Candangão é muito importante para o clube, não apenas em campo, como no contexto externo, que envolve a valorização da equipe e a relação com patrocínios, construídas por meio de uma equipe vencedora”, argumenta. 

O fato de os dois finalistas já estarem garantidos na elite do futebol nacional em 2021 abre uma vaga para outro representante do DF no Brasileiro A2 no ano que vem. Ela será preenchida por Cresspom ou Ceilândia, que disputam a terceira colocação do torneio local também neste sábado, mas às 10h, no Estádio Abadião. Nem por isso, a decisão do campeão promete ser menos apimentada. “Título, todo mundo quer. O Real vive um momento muito bom, temos que estar focados o tempo todo”, destaca Evilásio.

 

Campanhas até a final 


O Minas Brasília terminou a primeira fase do Candangão na liderança, com 13 pontos conquistados em quatro vitórias e um empate, diante do Cresspom, na única partida que sofreu gol. Marcou 23. Depois, ampliou a artilharia com duas goleadas sobre o Ceilândia nas semifinais, 5 x 0 e 9 x 1. A segunda melhor campanha da competição foi do Real Brasília, que fechou a fase de grupo com 12 pontos em quatro vitórias e uma derrota, justamente contra as Minas, por 1 x 0, pela 3ª rodada. No time verde e azul, Rodrigo Campos aposta no elenco adversário com jogadoras diferentes do duelo entre os dois pela primeira fase, apesar de acreditar na mesma ideia de jogo. “Será um jogo totalmente estratégico e mental”.

O Real teve vida dura para avançar à final. Após empatar com o Cresspom por 2 x 2 no primeiro jogo, conseguiu uma vitória apertada, por 3 x 2, na última quarta-feira. Além das limitações impostas pela pandemia de covid-19 a todos os times, o Real teve que se dividir entre jogos do Candangão e da Série A2 do Brasileiro. “Vou com o melhor que tiver para o campo”, adianta Evilásio. O treinador reconhece o cansaço entre as atletas do Real diante da maratona de jogos na temporada. “Mas mulher sempre foi guerreira e, na hora que a gente mais precisa, elas tiram força para resolver, ressaltou. “A parte tática eu não mexo. Meu time é muito técnico, assim como o Minas”, analisa.

 

Onde assistir a final Candangão Feminino

Minas Brasília x Real Brasília (jogo único)

Data: sábado (19/12), às 14h30

Local: Estádio Bezerrão (sem público)

Transmissão: TV Brasília

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*