CapaAsEstrangeiras AFP

Veja seleção do Elas no Ataque das melhores jogadoras estrangeiras da atualidade

Publicado em Futebol, Sem categoria

Sabe listar de cabeça as 10 melhores jogadoras de futebol da atualidade? Após um ano marcado por uma Copa do Mundo que colocou o futebol feminino em outro patamar, talentos de vários países ganharam o merecido respaldo. A convite da revista Placar, o Elas no Ataque reuniu os principais nomes da modalidade que quebrou o já ultrapassado tabu de que “mulher não sabe jogar bola”. Após publicar as 10 melhores jogadoras brasileiras da atualidade, o blog compartilha a lista das 10 melhores estrangeiras. O conteúdo foi produzido para uma edição histórica: a primeira da Placar, em 50 anos, dedicada inteiramente ao futebol feminino.

Megan Rapinoe

34 anos

Estados Unidos

Seattle Reign FC (Estados Unidos)

Rapinoe ganhou todas as premiações de melhor do mundo em 2019 | Philippe DESMAZES/AFP

Rapinoe foi o grande nome da Copa da França. A capitã dos Estados Unidos se mostrou decisiva dentro de campo na fase eliminatória da competição. Nas oitavas e nas quartas de final os gols dos Estados Unidos saíram dos pés dela. Além de levantar a taça de campeã da Copa do Mundo, Rapinoe saiu de campo com a Chuteira de Ouro e foi eleita a craque do Mundial. Fora de campo, Rapinoe também brilhou. Não economizou palavras para defender a causa LGBT e se silenciou no hino americano em forma de protesto. Rapinoe consagrou a bela Copa que fez ao ganhar o prêmio de melhor jogadora do mundo pela primeira vez. 

 

Ada Hegerberg

24 anos

Noruega

Lyon (França)

Ada Hegerberg entra na lista das melhores jogadoras de futebol feminino da atualidade
Ada Hegerberg é uma das estrelas do futebol feminino mundial | FERENC ISZA/AFP

Vencedora da primeira Bola de Ouro feminina da história, em 2018, a jovem norueguesa Ada Hegerberg já provou que joga muita bola. No mesmo ano em que ganhou o prêmio, Ada venceu a Liga dos Campeões pela terceira vez e foi a artilheira da competição. A atacante do Lyon foi a primeira jogadora na história da competição a marcar 15 gols em uma temporada. Fora de campo Ada também dá show ao lutar pelos direitos das mulheres. Foi justamente por isso que deixou de jogar a Copa do Mundo da França. A norueguesa, que está afastada da seleção por decisão própria desde 2017, se recusou a integrar a equipe como forma de protesto. Em 2019, não recuou da decisão mesmo podendo ser uma das protagonistas da Copa da França. 

 

Alex Morgan

30 anos

Estados Unidos

Orlando Pride (Estados Unidos)

Alex Morgan comemora gol dos Estados Unidos contra Inglaterra com pose de "chá inglês"
Na Copa, Alex Morgan comemorou o gol contra a Inglaterra “tomando chá inglês” | Jean-Philippe Ksiazek/AFP

Um dos principais nomes da seleção norte-americana, Alex Morgan tem no currículo dois títulos mundiais, um ouro na Olimpíada e uma Liga dos Campeões, da época em que atuou pelo Lyon. Pelo desempenho na última Copa, onde marcou seis gols, Morgan foi indicada ao prêmio de melhor do mundo da Fifa, mas perdeu para a compatriota Megan Rapinoe. Recentemente, a atleta anunciou que está grávida de uma menina.

 

Vivianne Miedema 

23 anos

Holanda

Arsenal (Inglaterra)

Vivianne Miedem é a camisa 9 da Holanda
Camisa 9 da Holanda, Miedema foi um dos destaques da Copa da França | Tobias Schwarz/APF

É a maior artilheira da história da seleção holandesa, tanto feminina quanto masculina, com mais gols inclusive que Robin Van Persie e Arjen Robben. Miedema chegou a 63 gols com a camisa da Laranja Mecânica na Copa do Mundo da França ao marcar três gols na campanha que resultou no vice-campeonato mundial da seleção holandesa

 

Sam Kerr

26 anos 

Austrália

Chicago Red Stars (Estados Unidos)

Sam Kerr em jogo pelo Chicago Red Stars na National Women's Soccer League, liga norte-americana de futebol feminino
Sam Kerr foi eleita a melhor jogadora da Liga norte-americana em 2019 | Abbie Parr/Getty Images/AFP

A pouca idade não revela a exitosa carreira da jogadora do Chicago Red Stars, que na temporada de 2018 marcou 16 gols em 20 jogos disputados pela equipe americana Chicago Red Stars. Em 2019, foi vice-campeã com o clube e ainda foi eleita a melhor jogadora da National Women’s Soccer League, a liga norte-americana. Aos 26 anos, Kerr já disputou três Copas do Mundo. Na última edição, na França, marcou cinco gols em quatro partidas. Contra a Jamaica, a capitã marcou quatro deles e se tornou a primeira australiana a marcar um hat-trick em um Mundial. Recentemente, foi indicada ao prêmio de Bola de Ouro.

 

Ellen White

30 anos

Inglaterra

Manchester City (Inglaterra)

Ellen White foi uma das artilheiras da Copa do Mundo da França | LOIC VENANCE/AFP

A experiente jogadora inglesa brilhou na Copa do Mundo de 2019. Ela saiu da França com o quarto lugar e foi artilheira da competição, com seis gols, ao lado de Megan Rapinoe e Alex Morgan. Junto com a seleção desde 2010, White soma 88 partidas internacionais com o time e participou de campanhas importantes como a conquista do bronze na Copa do Mundo de 2015. Este ano, deixou o Birmingham City para se juntar ao elenco do Manchester City. 

 

Amandine Henry 

30 anos

França

Lyon (França)

Amandine Henry jogadora da seleção da França de futebol feminino
A francesa Amandine Henry deu trabalho para o Brasil na Copa do Mundo | FRANCK FIFE/AFP

Carrasca do Brasil na eliminação diante da França na Copa do Mundo, a capitã da seleção francesa foi a autora do gol que rendeu a vitória às anfitriãs diante das brasileiras nas oitavas de final. A meia é referência na armação tanto da seleção francesa quanto do clube mais vitorioso do futebol feminino, o Lyon. São seis títulos da Liga dos Campeões, sendo os últimos quatros seguidos. 

 

Lucy Bronze

28 anos

Inglaterra

Lyon (França)

Lucy Bronze
A lateral Lucy Bronze é bicampeã europeia com o Lyon | FRANCK FIFE/AFP

É soberana na lateral-direita da Inglaterra a ponto de o técnico da seleção, Phil Neville, apontá-la como uma das melhores jogadoras da atualidade. Uma das peças mais importantes da seleção inglesa, Lucy Bronze cumpre bem o apoio ao ataque e consegue voltar para reforçar a defesa. No Lyon, ela acaba assumindo papel de equilíbrio entre tantas estrelas. Com o clube foi bicampeã europeia, em 2018 e 2019. 

 

Wendie Renard

29 anos 

França

Lyon (França)

Wendie Renard, jogadora da seleção francesa de futebol feminino
Zagueira artilheira: Renard foi o destaque da seleção da França na Copa | FRANCK FIFE / AFP

A zagueira com faro de gol também foi um dos destaques da Copa do Mundo da França. Dentro de casa, a jogadora francesa marcou quatro gols em cinco partidas disputadas no Mundial. Renard ajudou o time a chegar até as quartas de final, quando perdeu para os Estados Unidos. Fora da Seleção, Renard tem uma grande carreira no Lyon. Ao todo, são seis títulos da Liga dos Campeões feminina com a equipe francesa.

 

Christiane Endler

28 anos

Chile

Paris Saint-Germain (França)

Christiane Endler
A goleira Christiane Endler é a capitã da seleção chilena | Christof Stache/AFP

Indicada ao prêmio de melhor goleira do mundo este ano, Endler se destacou na Copa do Mundo da França e foi um dos pilares defensivos da seleção chilena. A arqueira foi escolhida a jogadora da partida na derrota diante do poderoso time dos EUA pelas grandes defesas que fez. Endler foi considerada a melhor goleira do campeonato francês na última temporada e foi eleita por quatro vezes a melhor jogadora chilena do ano. A goleira tem uma escola de futebol para incentivar mulheres a praticarem a modalidade.

 

>Siga o Elas no Ataque no Instagram: @elasnoataque.cb

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*