Medalhistas1oFDS

Veja as medalhas do Brasil no 1º fim de semana do Pan-Americano de Lima

Publicado em Pan-Americano

O Brasil começou embalado nos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019, a começar pela cerimônia de abertura, na sexta-fera (26/7). Foi a primeira vez que o Brasil teve uma mulher como porta-bandeira. Uma não, já que foram duas de uma vez. As campeãs olímpicas da vela Martine Grael e Kahena Kunze comandaram o desfile  da delegação brasileira, com uma nos ombros da outra. No primeiro fim de semana da competição, o país subiu ao pódio 13 vezes (4 ouros, 4 pratas e 5 bronzes), terminando o domingo (28/7) na terceira posição do quadro de medalhas. O Brasil está atrás de Estados Unidos (24), México (22) e Colômbia (14). Veja os medalhistas brasileiros abaixo. 

 

Dobradinha brasileira no triatlo feminino

A primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019 foi conquistada com dobradinha brasileira no pódio. A paulista de Araras Luisa Baptista foi a campeã da prova do triatlo individual feminino, seguida pela cearense Vittoria Lopes, que ficou com a prata. Luisa venceu a prova que une natação, ciclismo e corrida com um tempo 2h00min55s. Vittoria completou o percurso em 2h01min27s. E a mexicana Cecilia Perez completou o pódio com 2h02min07s.  

Luisa e Vittoria: ouro e prata no triatlo do Pan de Lima | Wander Roberto/COB

 

Ouro inédito na patinação artística

A carioca Bruna Wurts desbancou a argentina e favorita Giselle Soler para se tornar a primeira brasileira a conquistar a medalha dourada na patinação artística nos Jogos Pan-Americanos. A brasileira de 18 anos teve dois erros de execução nos saltos no programa curto, mas a argentina campeã Pan de Toronto-2015 sofreu uma queda na apresentação. 

Bruna Wurts é campeã pan-americana aos 18 anos | Abelardo Mendes Jr/rededoesporte

Ginástica artística masculina é campeã

O Brasil foi campeão por equipes na ginástica artística e ainda conquistou 12 vagas para as finais individuais. Arthur Zanetti, Arthur Nory, Caio Souza, Francisco Barretto e Luis Guilherme Porto subiram ao lugar mais alto do pódio do Pan de Lima no domingo, após somarem 250,450 pontos, pontuação que superou por pouco a equipe dos Estados Unidos. Com o time B, os americanos fizeram 249,400 pontos, terminando com a prata. O Canadá levou o bronze, com 246,725. 

 

Campeão do taekwondo aos 21 anos

Edival Marques, o Netinho, conquistou o ouro na categoria até 68kg depois de uma final emocionante contra o dominicano Bernardo Pie no domingo. O combate terminou 17 x 14 para o brasileiro, que foi campeão Pan-Americano em Lima aos 21 anos. O paraibano colocou o Brasil no lugar mais alto do pódio do taekwondo após 12 anos de jejum. O chileno Fernando Aguirre e o canadense Hervan Nkogho ficaram com o bronze. A namorada dele, Talisca, que também é atleta do taekwondo, levou a prata um dia antes. 


Talisca Reis é prata no taekwondo

Talisca passou pela americana Monique Rodriguez e pela colombiana Andrea Ramirez antes de chegar na final da categoria até 49 kg do taekwondo. Na luta que decidiu o ouro, a brasileira perdeu para a mexicana Daniela Souza, que abriu três pontos de vantagem no fim do segundo round e conseguiu segurou a vantagem até o fim do combate.

Talisca Reis em ação no taekwondo do Pan-Americano de Lima | Washington Alves/COB

Pneu furado e prata de Avancini no ciclismo

Atual número 3 do mundo no ranking mundial, Henrique Avancini enfrentou muitos problemas na prova cross country masculino do ciclismo mountain bike dos Jogos Pan-Americanos de Lima. Mesmo após ter de trocar um pneu furado no meio da corrida, o brasileiro nascido em Petrópolis (RJ) conquistou a prata. Apenas três segundos mais répido do que o brasileiro, o mexicano Jose Ulloa Arevalo ficou com o ouro com o tempo de 48min23s. 

 

Manoel Messias é prata no triatlo

O cearense de Fortaleza Manoel Messias faturou a prata após 1h50min55s de prova. O mexicano Crisanto Grasales levou o ouro com o tempo de 1h50min39s, enquanto o argentino Luciano Franco Taccone ficou com o bronze, com 1h51min03s.

 

Primeira medalha no Pan aos 43 anos

A primeira medalha de Jaqueline Mourão nos Jogos Pan-Americanos foi conquistada aos 43 anos. A veterana superou a frustração de ter batido na trave no Pan do Rio, em 2007, quando terminou na quarta colocação. Em alto nível, ela terminou a prova do cross country feminino do ciclismo mountain bike 40 segundos depois da campeã. A mexicana Daniela Campuzano completou a prova em 45min01s para ganhar o ouro. Ela foi seguida da argentina Sofia Gomez Villafañe, que travou uma briga acirrada com a brasileira pelo segundo lugar.

Abelardo Mendes Jr/Rededoesporte.gov.br

Ginástica feminina é bronze sem Jade

A equipe brasileira foi aos Jogos Pan-Americanos com o desfalque de Jade Barbosa, poupada por causa de uma lesão no joelho esquerdo. A veterana e capitã da seleção não pôde competir, mas acompanhou as companheiras de perto. O Brasil foi representado por Carolyne Pedro, Thais Fidelis, Flavia Saraiva e Lorrane Oliveira. Sem nota de descarte em três dos quatro aparelhos, as ginastas brasileiras conquistaram um lugar no pódio com o total de 158.550 pontos, atrás das potências Estados Unidos (171.000 pontos), com o ouro, e Canadá (160.600), com a prata. 

 

Júlio Almeida sobe ao pódio no tiro esportivo

A medalha de bronze em Lima foi a oitava conquistada por Júlio Almeida nos Jogos Pan-Americanos. O carioca somou  217,3 pontos na final da prova da pistola de ar. O cubano Jorge Potrillé ficou com o ouro e ainda bateu o recorde pan-americano com 237,3 pontos. O americano Nickolaus Mowrer terminou com a prata, com 236,7 pontos.

 

O bronze de Gustavo Casado patinação 

Após não começar bem a apresentação na patinação artística, Gustavo Casado ficou com o bronze na prova. Bicampeão mundial em 2013 e 2014, o paulista de Santos terminou o programa curto em quarto e completou a apresentação com a nota 128,09. O ouro ficou com o argentino Juan Sanchez, com nota total de 152,62; e a prata com o americano John Burchfield.

 

Mais um medalhista no taekwondo

Paulo Ricardo era o segundo atleta até 58 kg mais bem ranqueado dos Jogos Pan-Americanos de Lima. Durante a competição, o atleta do Rio Grande do Norte venceu com sobra Heiner Oviedo, da Costa Rica, mas perdeu a luta seguinte no ponto de ouro para Lucas Guzman, da Argentina. Na repescagem, Paulo ganhou o bronze diante do colombiano Jeferson Ochoa, após uma disputa muito equilibrada novamente decidida apenas no ponto de ouro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*